Museu olímpico de Atenas, uma viagem pela história dos Jogos

·3 minuto de leitura
A inauguração do museu foi adiada várias vezes devido à pandemia de covid-19, e ocorre 125 anos após os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, no ano de 1896

A dois passos do Estádio Olímpico de Atenas, um museu dedicado ao espírito e à história dos Jogos abre suas portas, no berço do olimpismo e semanas antes de Tóquio receber uma nova edição do evento.

A inauguração do museu foi adiada várias vezes devido à pandemia de covid-19, e ocorre 125 anos após os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em Atenas, no ano de 1896.

É "uma viagem única pela história e pelo espírito dos Jogos Olímpicos", comemora Maria Papaioannou, diretora do museu. "Ele foi pensado para oferecer ao visitante uma experiência pessoal incomparável", conta à AFP.

O museu propõe uma visita cronológica que traça a evolução dos Jogos, desde a Antiguidade até os dias de hoje.

O presidente do Comitê Olímpico Grego, Spyros Capralos, compartilhou sua "grande satisfação" por ter um museu com essas características em Atenas.

- Tradição e modernidade -

O passeio guia o visitante através do tempo, revisando os eventos que marcaram a história do Olimpismo. Reproduções antigas cercam as telas sensíveis ao toque, em uma combinação de tradição e modernidade.

"Esta viagem começa na antiga Olímpia, passa por Atenas em 1896 e 2004, para chegar às últimas edições", resume Papaioannou.

Telas dispostas em forma de coroa de louros e em uma sala no formato de uma arena antiga: o espaço e seu desenho foram escolhidos para multiplicar as referências históricas e os símbolos.

Um friso também representa todas as edições dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno.

As 38 versões de tochas utilizadas nos revezamentos das chamas olímpicas iluminam a visita, também estimulada pela projeção de vídeos dos momentos mais importantes dos Jogos em todo o mundo.

O museu de Atenas é um dos 28 no mundo sobre o assunto e quer "valorizar a luta, o combate e o esforço em sua dimensão esportiva e humana", afirma sua diretora.

"Você luta para ser um grande campeão e uma pessoa melhor", diz ela.

O papel preponderante da Grécia no olimpismo aparece logicamente como um fio condutor.

O nascimento dos Jogos da Antiguidade e a importância da mitologia, contada em desenhos e animações, convidam crianças e adultos a descobrirem a aventura olímpica.

Os Jogos da Antiguidade são contados por meio de várias obras clássicas, ânforas e esculturas, reproduzidas para relembrar as raízes das competições esportivas.

Um mapa virtual e interativo permite que se descubra a expansão dos Jogos pelo Mediterrâneo, enquanto um vídeo animado conta a história da antiga Olímpia, que sediou os Jogos em suas origens e onde a chama olímpica continua sendo acendida ainda hoje.

Um lugar de destaque no museu também é dedicado à troca de correspondências entre Dimitris Vikelas (empresário e escritor grego) e o Barão Pierre de Coubertin, "fundador visionário dos Jogos Olímpicos da era moderna", segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI).

- Campeões olímpicos gregos -

O museu dedica outra sala aos campeões olímpicos gregos. Vários deles fizeram doações de material para a exposição no local.

É possível ver, por exemplo, o uniforme de Pyrros Dimas (campeão olímpico de levantamento de peso em 1992, 1996 e 2000), o quimono de Ilias Iliados (campeão olímpico de judô em 2004) e a vela de Sofia Bekatorou (campeã olímpica de vela em 2004).

"Para mim é especialmente importante que haja lembranças dos Jogos Olímpicos. Nossa vela, nossas certificações, nossos equipamentos", comemorou Bekatorou.

"Há anos que esperamos por essa possibilidade", disse ele à AFP. Para ela, esses objetos "dão aos jovens a oportunidade de entrar em contato com a história e a jornada do olimpismo grego".

O segundo museu olímpico da Grécia, ao lado do de Tessalônica, está localizado no prédio que abrigou em 2004 o centro de imprensa que recebeu jornalistas do mundo inteiro na capital grega para a cobertura dos Jogos de Atenas.

O museu, financiado pela empresa Lamda Developtement, está "portanto diretamente ligado aos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, que mudaram a história olímpica do país", diz Capralos.

ak-chv/dr/iga/aam

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos