Museu do Futebol fará debate sobre a vida e carreira de Barbosa, ex-goleiro da Seleção Brasileira

·1 minuto de leitura


O Museu do Futebol, em São Paulo, promoverá um bate-papo na próxima terça-feira (24), às 12h, sobre a história de Moacyr Barbosa, um dos mais importantes goleiros da Seleção Brasileira e eterno ídolo do Vasco. Em 2021, o camisa 1 completaria 100 anos e já foi homenageado pela torcida do Gigante da Colina, que escolheu seu nome para batizar o CT do clube.

+ Vasco homenageia Moacyr Barbosa com grafite em um dos muros de São Januário


A homenagem faz parte da exposição “Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa”. Tereza Borba, filha adotiva do goleiro, cedeu o acervo pessoal do ídolo do Vasco ao Museu e será entrevistada para compartilhar suas memórias de Barbosa.

a
a

Foto: Divulgação/Museu do Futebol

O goleiro foi vice-campeão mundial na Copa de 1950 e conquistou o Campeonato Sul-Americano de 1949 com a Seleção Brasileira. Pelo Vasco da Gama, foi campeão do continente em 1948, além de acumular seis títulos estaduais. Sua carreira ficou marcada injustamente pela derrota do Brasil para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, no chamado Maracanazzo.

+ Dez motivos que fizeram o Vasco terminar na 11ª colocação do primeiro turno da Série B

O bate-papo também faz parte da programação cultural do Museu do Futebol em homenagem aos 150 anos da posição de goleiro. O evento será transmitido pelo Instagram do Museu (@museudofutebol), com apresentação do historiador Marcel Tonini.

O Museu é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e fica localizado no Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miler, s/n).

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos