Surfista escocês é resgatado com vida após ficar 32 horas no mar

Londres, 2 mai (EFE).- O surfista Matthew Bryce, de 22 anos, morador de Glasgow (Escócia), foi encontrado a 21km da costa escocesa por um helicóptero do serviço de guarda-costas, após ficar 32 horas no mar, de acordo com informações divulgadas nesta terça-feira pela imprensa local.

O jovem tinha sido visto por última vez na manhã de domingo, quando saiu para surfar na costa de Argyll, ao oeste de Glasgow.

Dawn Petrie, da Guarda Costeira de Belfast, para quem o jovem foi "extremadamente sortudo", disse que Bryce foi encontrado na tarde de segunda com hipotermia mas consciente, e foi levado imediatamente para um hospital de Belfast.

"Estávamos perdendo a esperança de encontrar o surfista seguro depois de tanto tempo na água, e com a noite se aproximando, estávamos muito preocupados, mas às 19h30 (hora local) a tripulação do helicóptero o localizou ainda com sua prancha de surfe".

Para Petrie, o jovem resgatado "fez o correto em ficar com sua prancha, já que isso, sem dúvida, o ajudou a sobreviver", acrescentando que "estava equipado com toda roupa necessária, incluído um grossa roupa de mergulho que deve ter ajudado ele sobreviver por tanto tempo na água", afirmou. EFE