Mundial de Clubes será palco de teste de nova abordagem da arbitragem

Flamengo estreia no Mundial de Clubes na terça-feira (Foto: Divulgação/Fifa)


O International Football Association Board (IFAB) adotou uma mudança na abordagem da arbitragem para o Mundial de Clubes. Durante as partidas, os juízes precisarão explicar suas decisões do VAR através de um microfone e sua argumentação será amplificada no som dos estádios para conhecimento do público, como acontece na NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos.

A explicação do árbitro principal após uma decisão tomada pelo VAR será transmitida nas TV's. A nova abordagem irá estrear no Mundial de Clubes, mas os testes devem se estender na Copa do Mundo Feminina. As explicações públicas são esclarecedoras para entender o motivo das decisões da equipe que irá comandar as partidas.

+ Chelsea bate recorde: saiba os 10 clubes que mais gastaram em uma só temporada

- Na reunião, foi acordada a comunicação ao vivo por parte dos árbitros das decisões relacionadas com o VAR para o público, tanto no estádio como através das televisões, que estará em prova durante 12 meses em competições internacionais e que, inicialmente, começará no Mundial de Clubes da Fifa, no Marrocos, que começa no dia 1º de fevereiro - disse o IFAB através de um comunicado.

Durante o encontro, o IFAB também debateu a questão da paralisação do tempo de jogo após eventos, como substituições, comemorações de gols, atuações do VAR e outros aspectos do esporte. Atualmente, há uma discussão por conta dos minutos perdidos ao longo dos confrontos e uma insatisfação por parte dos responsáveis.