Muito além de Claudinho, ascensão do RB Bragantino merece mais destaque na imprensa

·2 minuto de leitura

Chegou para ficar!

Nesta quarta-feira (14), o RB Bragantino mostrou que nem a altitude de Quito está sendo capaz de desestabilizar os comandados de Maurício Barbieri. Visitando o Independiente del Valle, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Massa Bruta aplicou 2 a 0, gols de Fabrício Bruno e Eric Ramires. Apesar de ter sido apenas a partida de ida, a equipe de Bragança Paulista colocou uma importante vantagem frente aos equatorianos, que agora vão precisar vencer por três ou mais tentos para avançar diretamente às quartas.

A boa fase não está restrita ao torneio continental. A posição do clube no Campeonato Brasileiro diz muito sobre o desempenho de Praxedes e companhia: segundo lugar na tabela, 23 pontos e nenhuma derrota, sendo o único invicto na competição. Se na temporada passada Claudinho era pulmão e coração do Bragantino, agora ele ainda é importante, mas não imprescindível.

Este conteúdo não está disponível devido às suas preferências de privacidade.
Para vê-los, atualize suas configurações aqui.

A dependência do meia-atacante já não é tão sintomática assim no plantel de Barbieri. Pelo contrário, o jogador, que irá disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio, perdeu partidas importantes por convocação e desgaste físico. Acontece que o Massa Bruta seguiu praticamente imparável, mostrando muito mais força coletiva do que havia sido visto na última temporada.

A chegada de Praxedes foi cirúrgica. Em seu quarto jogo, o meio-campista demonstra ímpeto de protagonista, ocupando espaços importantes, dando volume ao time e ainda atuando na criação de jogadas. O mesmo pode ser dito sobre Eric Ramires, que aparece regularmente no campo de ataque, mas não deixa a desejar na defesa. Fabrício Bruno, cada vez mais seguro na zaga, se destacou novamente pelo bom cabeceio.

Muito além de Claudinho, o RB Bragantino tem deixado boas credenciais na Sul-Americana e Brasileirão. A combinação das duas campanhas permite aos torcedores de Bragança sonhar com ambas as taças e ainda lançar uma provocação: é justo que a imprensa esportiva foque tanto nos clubes mais populares e que pouco tem mostrado na temporada em detrimento de equipes em ascensão?

Protagonismo coletivo do RB Bragantino tem chamado atenção na temporada | JOSE JACOME/Getty Images
Protagonismo coletivo do RB Bragantino tem chamado atenção na temporada | JOSE JACOME/Getty Images
Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos