Em momentos opostos, Tijuana e América abrem rodada do Clausura nesta sexta

Cidade do México, 6 abr (EFE).- Sem saber o que é vencer há três partidas, o que o derrubou da liderança para a quarta posição, o Tijuana buscará a reabilitação no Torneio Clausura do Campeonato Mexicano nesta sexta-feira, na abertura da 13ª rodada, diante do América, que vem ascensão e entrou na zona de classificação para as quartas de final.

Os 'Xolos', que jogarão em casa, vinham na ponta da tabela, mas caíram após perderem para o Pachuca, também como mandante, e empatarem com Santos Laguna e Atlas. Com isso, ficaram com 18 pontos, atrás de Toluca (22 pontos), Chivas Guadalajara (21) e Monterrey (19).

Já o América faz o caminho contrário. Após um mau começo de torneio, as 'Águias' venceram três dos últimos quatro jogos e entraram no G8, em sétimo lugar, com 17 pontos. Entretanto, um bom resultado no estádio Caliente é importante para consolidar a posição, já que a vantagem para o Morelia, primeiro concorrente fora da zona de playoffs, é de apenas um ponto.

A partida em Tijuana terá um atrativo extra. Atual técnico do time local, Miguel Herrera venceu o Clausura de 2013 à frente do América e agora vem tendo especulado o retorno à representação da capital em lugar de Ricardo La Volpe.

O líder Toluca entrará em campo apenas no domingo, quando visitará o Pumas, sexto colocado. Já Chivas e Monterrey, que podem terminar a 13ª rodada na ponta da tabela, jogarão no sábado como mandantes diante de Puebla e Jaguares, respectivamente.

Campeão do Apertura, mas apenas em 13º lugar no Clausura, com 12 pontos, o Tigres entrará em campo no fim de semana com o moral elevado para encarar o Necaxa, no sábado, no campo do adversário. Em busca de uma conquista inédita, os 'Felinos' se classificaram para a final da Liga dos Campeões da Concacaf pelo segundo ano seguido ao bater o Vancouver Whitecaps por 2 a 1 no Canadá nesta quarta-feira.

O outro finalista também é mexicano. Trata-se do Pachuca, que derrubou o Dallas. No domingo, o tetracampeão continental, que é quinto colocado no torneio nacional, visitará o Santos Laguna, oitavo.


Programação da 13ª rodada do Clausura Mexicano:.


Sexta-feira.

Tijuana - América.

Sábado.

Querétaro - Atlas.

Cruz Azul - Morelia.

Monterrey - Jaguares.

León - Veracruz.

Necaxa - Tigres.

Chivas Guadalajara - Puebla.

Domingo.

Pumas - Toluca.

Santos Laguna - Pachuca. EFE