Mourinho x Guardiola: rivalidade histórica chega ao seu episódio 24 com promessa de grande jogo

Nathalia Almeida
·2 minuto de leitura

No próximo sábado (21), Tottenham e Manchester City protagonizam o jogo mais aguardado da nona rodada da Premier League. Múltiplos são os fatores e 'ingredientes' que tornam este confronto bastante especial, mesmo em se tratando de uma partida de início de campeonato, que certamente não decidirá os rumos da competição. Onde mora, então, a grandiosidade deste duelo específico?

Tottenham Hotspur v Manchester City - Premier League | Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
Tottenham Hotspur v Manchester City - Premier League | Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

Em primeiro lugar, é claro, está no desenho de momento da tabela de classificação. Principal força do futebol inglês nos últimos anos - dividindo protagonismo com Liverpool e Chelsea -, o City se encontra hoje em uma pouco usual décima colocação. O meio de tabela definitivamente não soa natural ao clube de Manchester, que se habituou na última década a brigar sempre no topo. Por outro lado, o Tottenham é a grande 'surpresa' deste início de Premier League, ocupando a vice-liderança de momento e sonhando alto com um elenco bem mais encorpado em relação à 2019/20.

Tal cenário configura o duelo entre City e Spurs como um 'teste de fogo' para ambos: para a equipe de Guardiola, a chance de provar que ainda é, sim, muito competitiva e candidata ao título; para os comandados de Mourinho, uma oportunidade de dar nova 'demonstração de força' e encerrar as brincadeiras pejorativas sobre o clube londrino.

PFC Ludogorets Razgrad v Tottenham Hotspur: Group J - UEFA Europa League | Srdjan Stevanovic/Getty Images
PFC Ludogorets Razgrad v Tottenham Hotspur: Group J - UEFA Europa League | Srdjan Stevanovic/Getty Images

Falando em Guardiola e Mourinho, o 'duelo de titãs' na área técnica é mais um ingrediente especial deste confronto. A rivalidade entre o catalão e o luso já teve seus momentos mais agudos no passado - inclusive com trocas de farpas públicas e outras provocações -, mas, ainda que mais amena, ainda é uma rivalidade de respeito entre dois dos maiores estrategistas que esse jogo já viu. Será o 24º embate entre eles, com o comandante do City tentando ampliar ainda mais a sua sólida vantagem no retrospecto: soma onze vitórias contra seis do rival, além de seis empates.

Manchester City v Manchester United - Premier League | Mike Hewitt/Getty Images
Manchester City v Manchester United - Premier League | Mike Hewitt/Getty Images

Mourinho vem se reinventando à frente do Tottenham e parece ter resgatado o espírito competitivo da equipe londrina, ao passo que Guardiola vive seu momento de maior instabilidade, mas segue amplamente prestigiado no Etihad Stadium. Quem levará a melhor neste grande embate? Só saberemos no sábado.