Motivos que fazem o 'Dérbi do Ruhr' ser o mais quente da Alemanha



Vários são os fatores fazem a rivalidade entre Schalke 04 e Borussia Dortmund, o Revierderby (dérbi do vale do Ruhr) ser a maior da Alemanha e uma das maiores do mundo

1 - Proximidade

O Schalke é da cidade de Gesenkirchen e o Borussia é de Dortmund. As cidades fazem parte do vale do Ruhr, na Westfalia (região Noroeste) e ficam a apenas 35km de distância uma da outra. Santos fica mais longe de São Paulo. Isso faz do duelo praticamente um jogo local.

2 - Gigantismo

O instituto de pesquisa alemão IRIS divulgou em 2015, em seu último estudo em âmbito nacional, apurando todas as idades, que o Bayern tinha o maior número de torcedores (23%), seguido do Dortmund (14%) e do Schalke (6%). Estas são as três maiores torcidas do pais. Vale citar que o Schalke fica numa cidade pequena (de 50 mil habitantes), mas consegue ser um time com torcida nacional por seu histórico de ser o'time do povo operário'.

3 - Fator religioso

O Schalke é um time intimamente ligado aos trabalhadores mineiros da região do Ruhr e foi fundado por operários protestante em 1904. Grande pate de seus torcedores são desta religião. Já o Dortmund foi fundado por católicos. É uma versão um pouco parecida com o que ocorre na Escócia com o Rangers (protestantes) e Cetic (católicos).

4 - Fator Político

- Embora nunca tenha sido campe;ao na era da Bundesliga (a partir de 1960, pois seu último caneco foi em 1958), o Schalke é o quarto maior ganhador de campeonatos alemães. Mas de seus sete títulos, seis ocorreram entre os anos 30 e 40. Por ser muito popular com os operários, o time sempre teve a simpatia do regime nazista, que comandava o país na época dos seis canecos. Essa situação sempre foi levantada pelos seus rivais, principalmente o Dortmund, que teve seus dirigentes e fãs (católicos e judeus) muito perseguidos pelo regime de Hitler naquela época. Isso alavancou ainda mais o mau humor dos torcedores de ambas as equipes.

5 - Algoz de carteirinha

- Dortmund e Schalke não costumam decidir títulos, mas um costuma ser motivo de grandes fracassos do outro. Foi o Schalke que rebaixou o Dortmund para a segundona nos anos 70; Foi o Dortmund que, ao vencer o rival nas rodadas finais, tirou o título dos Azuis Reais em 2001 e 2007, dando de bandeja para Bayern e Stuttgart.





















Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também