Morumbi pode receber final da Libertadores de 2023

Conmebol estuda o Morumbi como possibilidade por questões logísticas.
Conmebol estuda o Morumbi como possibilidade por questões logísticas. Foto: (Ricardo Moreira/Getty Images)

Logo após a realização da final da Copa Libertadores da América em Guayaquil, onde o deslocamento e a capacidade da cidade equatoriana em receber grandes públicos foram questionados, além da própria falta de segurança, tendo acontecido mais de um caso em que repórteres faziam transmissões ao vivo e sofreram tentativas de assalto, a Conmebol pode apostar no Estádio do Morumbi como palco para a grande decisão do maior torneio continental no próximo ano.

A final, que está marcada para o dia 11 de novembro de 2023, tinha a Colômbia como país favorito pela entidade máxima do futebol da América do Sul, sendo o Atanasio Girardot, em Medellín, e o Metropolitano Roberto Melendez, em Barranquilla, como possíveis estádios a receber a final, mas a avaliação de cartolas da Conmebol é de que, comercialmente, se faz necessário impressionar os novos patrocinadores da competição.

Leia também:

De acordo com o colunista Marcel Rizzo, do UOL, a facilidade no acesso dos torcedores e a estrutura do Estádio do Morumbi pesam no entendimento da Conmebol como o local ideal para a realização da final. O Brasil faria uma 'dobradinha', uma vez que a final da Copa Sul Americana, que estava marcada para Brasília, mas fora remarcada para Córdoba, na Argentina, acontecerá no Estádio Mané Garrincha no ano que vem.

Com a exceção de Buenos Aires, o Brasil seria o melhor país em termos de logística, mesmo que clubes brasileiros não consigam a classificação para a fase final da competição vencida pelo Flamengo no último sábado.