Morre britânico John Surtees, ex-campeão mundial de F1 e motos

(Arquivo) O ex-piloto britânico John Surtees, em Silverstone, em 10 de julho de 2016

O britânico John Surtees, único piloto a ser campeão do mundo de Fórmula 1 e de motociclismo de velocidade, morreu aos 83 anos, nesta sexta-feira, segundo anúncio da família.

Surtees, que era decano dos campeões mundiais da F1, "apagou tranquilamente" em Londres, acompanhado de sua esposa Jane e das filhas Leonora e Edwina, detalhou o comunicado.

O ex-piloto, que levou o título da F1 em 1964, já tinha brilhado sobre duas rodas, com títulos em 1956, 1958, 1959 e 1960. Surtees deu entrada no hospital St Georges de Londres em fevereiro, por conta de um problema respiratório.

"John era um marido amoroso, um pai, um irmão e um amigo. Também foi um dos maiores nos esportes motorizados", acrescentou o comunicado.

"Foi um autêntico exemplo, por sua capacidade de elevar-se ao seu melhor nível e lutar até o final", acrescentou.

Surtees era um apaixonado pelos esportes a motor e continuava trabalhando até pouco tempo atrás, na fundação Henry Surtees, que leva o nome de seu filho de 18 anos, morto em 2009 em acidente da Fórmula 2.

"Choramos a morte de um homem incrível e amável, tanto quanto celebramos sua fantástica vida", indicou o texto do comunicado.

"Lenda"

"Big John" competiu na F1 de 1960 a 1972, disputando 111 Grandes Prêmios e conseguindo 6 vitórias. O ex-piloto subiu no pódio em 24 corridas e dirigiu a o própria escuderia, que levava seu nome, entre 1970 e 1978. Participou das 24 horas de Le Mans quatro vezes.

"Ferrari perdeu um dos seus maiores pilotos", afirmou a escuderia italiana em comunicado. "Todos da Ferrari expressam suas mais sinceras condolências para a família neste momento triste", acrescentou.

"Perdemos uma das maiores lendas dos esportes motorizados. RIP John", tuitou o britânico Damon Hill, campeão da F1 em 1996. Seu pai, Graham, competiu contra Surtees.

"Nosso respeito está com todos os que conheceram e admiraram John Surtees. Lendário, os esportes motorizados vão sentir saudades", escreveu a escuderia Renault.

O piloto finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, publicou uma foto de Surtees junto a ele em um pódio, com a seguinte mensagem: "uma triste notícia hoje. Foi fantástico te conhecer, lenda. RIP John Surtees".