Montenegro, sobre Matheus Fernandes: 'O Botafogo lucrou mais que o Palmeiras'

Sergio Santana
LANCE!
Matheus Fernandes em ação pelo Botafogo (Foto: Cesar Greco)
Matheus Fernandes em ação pelo Botafogo (Foto: Cesar Greco)


Matheus Fernandes não está mais no Botafogo, mas a possível transferência do meio-campista para o Barcelona interessa demais ao comitê de futebol. Como o Alvinegro manteve 25% dos direitos do atleta, teria, em tese, um valor da venda para receber. Carlos Augusto Montenegro, em entrevista coletiva realizada no China Park, nesta quinta-feira, explicou a negociação.

- O Matheus foi vendido ao Palmeiras por 3,5 milhões de euros, o Botafogo ficou com 25%. Esse valor representava 1,75 milhões euros em relação ao Palmeiras, contando a comissão do empresários e, caso o jogador fosse vendido para a Espanha, 20% de impostos do país. Na época, o Botafogo ficou com 816 mil euros e 25% dos direitos do jogador - relembrou.

A parcela de Matheus Fernandes, contudo, ficou comprometida. No ano passado, o Botafogo, com problemas financeiros, comprometeu os 25% que tinha do meio-campista com credores, que emprestaram dinheiro para ajudar a quitar salários atrasados à época. Portanto, o valor do meio-campista não estava totalmente atrelado ao clube de General Severiano e vai direto a estes empresários que ajudaram a instituição no passado.

- Em agosto, o Botafogo precisou de dinheiro e chamou alguns investidores, entre os quais eu, perguntando se podia ajudar com os salários atrasados. Esses torcedores ajudaram, pegando algumas garantias. A garantia ficou em cima dos 25% do Matheus. Agora, o Palmeiras consultou o Botafogo, que consultou os investidores falando da proposta do Barcelona de 7 milhões de euros. Se os credores aceitassem 715 mil euros dos credores, o negócio estaria fechado. Fizemos cálculos em cima dos impostos e verificamos que sobraria cerca de 980 mil euros. A gente resolveu aceitar, o negócio foi feito - afirmou.

Mesmo sem receber uma nova taxa da venda de Matheus Fernandes, Carlos Augusto Montenegro considerou essas conversas entre Palmeiras e Barcelona como um bom negócio. Além de ter eliminado as dívidas com tais credores, o Alvinegro, em tese, lucrou mais que o Alviverde, de acordo com os cálculos do ex-presidente.

- Quanto lucrou o Botafogo com Matheus Fernandes? O Botafogo recebeu 3,5 milhões de euros e mais 715 mil euros. Ou seja, foram 4,215 milhões de euros. O Palmeiras vendeu por 7 milhões e gastou 4,215 com o Botafogo, lucrando 2,275 milhões de euros. Cerca de 1,5 milhão a mais que o Palmeiras. O Matheus é um garoto que a gente sempre torceu, sempre tivemos interesse nele. Mas aqui ele nunca foi titular absoluto, no Palmeiras ele só jogou quatro partidas, e agora foi vendido para o Barcelona B. Ele tinha uma sina com a letra B. Eu acho que foi um dos grandes negócios do Botafogo. Isso mostra que o trabalho de base é o que sustenta o clube - comemorou.

- Não tem mágica nenhuma. Aceitamos os 715 mil euros porque é melhor um pássaro na mão do que dois voando. Não temos direito a nenhum bônus no futuro. Eu estou satisfeito com o lucro do Botafogo. O Palmeiras tem o direito de pelo menos igualar os nossos lucros nessa transação, também é justo para eles. Tem bônus e ônus, não sei como isso vai funcionar, também não sei se ele vai dar certo lá. O nosso lado já está certo. O dinheiro vem para o Botafogo e vai para os credores - completou.











MAIS ASPAS DE CARLOS AUGUSTO MONTENEGRO:

Ajuda ao Botafogo
- Faço tudo pelo Botafogo sem juros. No meu caso, faço questão disso. Eu não me sinto com juros. Eu vou até o meu limite, eu sou um dos investidores que ajudam, e não aceito juros.

Situação do futebol nacional
- O futebol está precisando de matemática. Tivemos o exemplo do Cruzeiro no ano passado. Quatro grandes técnicos do brasil passaram lá, uma folha de 15 milhões, e um resultado melancólico. Eu vejo agora muitos jogadores pedindo clubes, mas com salários muito altos. Nesse período de pré-temporada foram oferecidos quase 400 mil reais de jogadores, mas precisamos saber o nosso limite. A gente gosta de andar de Ferrai, mas as vezes temos que andar de Fiat. Temos que ter um elenco digno, temos um treinador que confiamos. É um time de juventude e velocidade.

Salários atrasados
- O presidente vai conversar com os jogadores. Temos uma boa parte dos salários atrasados depositados nos sindicados, mas com férias esses negócios ficam emperrados, estamos trabalhando com os advogados para desbloquear isso. Estamos esperando o desbloqueio de um juiz ou a venda de um jogador. O que chegar primeiro.

Botafogo S/A
- Não tem prazo. A S/A pode ser em 2022, em 2021, em outubro de 2020, pode ser daqui a duas semanas, em março... Várias pessoas foram contactadas, vários grupos, começa-se um processo de dúvidas, questionamentos, a partir daí você vai assinar um pré-contrato e vai detalhar uma série de coisas, obrigações, quanto de investimento será ao futebol. O processo está aberto e não tem como dar prazo. Temos investidores para começar em maio, é claro. Se começar esse ano eu vou ficar muito feliz, tudo depende da negociação. Não tem prazo. O que nos anima é que tem muita gente importante interessado.













Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também