Monaco e PSG decidem primeiro título de 2017 na França

Paris Saint-Germain e Monaco se enfrentam neste sábado, às 16h (de Brasília), no Parc Olympique-Lyonnais na grande decisão da Copa da Liga Francesa. O torneio coloca frente a frente as duas maiores forças do futebol do país na atualidade. Tanto que elas brigam pelo caneco no Campeonato Francês, onde o time do Principado lidera com três pontos de vantagem sobre o PSG, segundo colocado.

O poderio econômico levou os dois times a essa decisão. O Monaco, que pela primeira vez depois de muitos anos vai disputar as quartas de final da Champions League, despachou nas semifinais o Nancy com um triunfo por 1 a 0. Já o PSG, atual tetracampeão francês e que conquistou a Tríplice Coroa nacional na temporada passada, despachou o Bordeaux com uma goleada por 4 a 1.

Leia mais: Balotelli afirma que Paris Saint-Germain não é uma equipe

Nesta temporada os dois times se enfrentaram duas vezes, empatando por 1 a 1 em Paris e com triunfo do Monaco no Principado por 3 a 1. Algo que na visão do técnico do Monaco, o português Leonardo Jardim, pouco tem a acrescentar.

“Pela qualidade dos times esse jogo será diferente de todos os que já aconteceram, até porque estamos falando da disputa de um título muito importante”, disse Jardim.

Do lado do PSG o jogo vale muito para o técnico espanhol Unai Emery, que deverá ser demitido ao final da temporada apesar de ter contrato até a temporada 2017/2018. Isso porque ninguém no Parc dos Princes engoliu a goleada de 6 a 1 sofrida para o Barcelona e que gerou a eliminação na Champios League após o time francês ter vencido em casa por 4 a 0. Caso conquiste o título francês e a Copa da Ligam, talvez, Emery consiga convencer que merece uma nova oportunidade. Ele garante não estar preocupado com isso.

“A minha prioridade é conquistar títulos pelo PSG e meu foco é essa partida contra o Monaco”, destacou o treinador, econômico nas palavras.

Para este jogo o Monaco mais uma vez deve ficar sem sua estrela, o atacante colombiano Radamel Falcao García, que se recupera de lesão no quadril. Já o PSG aposta nos gols do atacante uruguaio Edinso Cavani. O zagueiro brasileiro Marquinhos, com desgaste muscular, é dúvida.

O Paris Saint-Germain é o atual campeão da Copa da Liga, tendo feito 2 a 1 no Lille na final passada. O time parisiense também é o mais vitorioso da história da competição com seis canecos. O Monaco foi campeão apenas uma vez, em 2003, quando goleou o Sochaux por 4 a 1 na final. Os dois finalistas desta temporada jamais se enfrentaram em uma final de Copa da Liga.

Caso a partida deste sábado termine empatada no tempo regulamentar, acontecerá uma prorrogação de trinta minutos. Persistindo a igualdade ao fim do tempo extra, o campeão terá que ser conhecido nas cobranças de pênaltis.