MLS e Liga MX anunciam torneio com todos os times das ligas

Torneio da MLS e a Liga Mexicana contará com todas as equipes de ambas as ligas e dará vaga à Concachampions.
Torneio da MLS e a Liga Mexicana contará com todas as equipes de ambas as ligas e dará vaga à Concachampions. Foto: (EZEQUIEL BECERRA/AFP via Getty Images)

Uma novidade foi anunciada na tarde desta sexta-feira em conjunto pela MLS, liga de futebol profissional dos Estados Unidos, e pela Liga MX, do México: a Leagues Cup (Copa das Ligas), que começará no próximo ano e dará vagas ao campeão, ao vice-campeão e ao terceiro colocado, à Liga dos Campeões da Concacaf, principal torneio entre os clubes da América do Norte e Central.

Na Leagues Cup, os 47 times que disputam a elite das duas competições irão se enfrentar com um formato parecido ao da Copa do Mundo, com duração de um mês e as 29 franquias da MLS e as 18 que fazem parte da primeira divisão do Campeonato Mexicano. Ao todo, serão 77 partidas disputadas entre os dias 21 de julho de 2023 e 19 de agosto, com realização nos Estados Unidos e no Canadá, que tem três clubes disputando a MLS. Apenas o campeão terá vaga direta às oitavas de final da Concachampions, tendo o vice e o terceiro colocado duas vagas à fase preliminar da competição.

Leia também:

Mikel Arriola, presidente da Liga MX, celebrou a formalização do torneio, que já havia sido disputado de forma amistosa em 2019 e 2021, sem ser oficializado pela Concacaf: "A chegada da Leagues Cup de 2023 significa um antes e um depois na história não só do esporte em nossa região, mas do futebol mundial. A Concacaf aprova e dá caráter oficial ao torneio, o que fortalecerá a competitividade para os 47 clubes que o compõem".

O vencedor da MLS e o clube mexicano que tiver mais pontos somados entre o Clausura e o Apertura terão vaga direta às oitavas de final da Leagues Cup. Já os outros 45 clubes, disputarão a fase de grupos em três potes de 15 equipes.