Ministro alemão do Interior propõe retomada dos campeonatos de futebol em maio

AFP
Futebol na Alemanha deve voltar em meados de maio
Futebol na Alemanha deve voltar em meados de maio

O ministro do Interior e dos Esportes da Alemanha, Horst Seehofer, disse em entrevista neste domingo (3) que é favorável ao recomeço do campeonato de futebol da primeira divisão em maio, apesar da pandemia do novo coronavírus.

"Parece-me que o calendário proposto pela liga alemã de futebol é plausível e apoio um novo começo em maio", disse Horst Seehofer ao jornal "Bild", a três dias de uma reunião das autoridades para decidir sobre o assunto.

A Liga Alemã (DFL) é favorável à disputa dos jogos com portões fechados a partir de meados de maio, o que tornaria a Bundesliga a primeira grande liga europeia a retomar suas atividades.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Seehofer, que tem papel-chave na decisão, destacou, contudo, que as equipes e os jogadores deverão respeitar várias condições e não terão direito a "nenhum privilégio".

"Se houver um caso de coronavírus na equipe ou na comissão técnica, o clube como um todo, e eventualmente também a equipe que enfrentou por último, terão que respeitar um confinamento de duas semanas", declarou o ministro.

"Assim, continuará havendo risco para o calendário dos jogos e para a classificação" em caso de contágio, completou.

Isso "exige que todos tenham uma grande disciplina na prevenção" do vírus, insistiu Seehofer.

O ministro, porém, se mostrou contrário aos clubes de futebol terem acesso privilegiado aos testes para COVID-19 em relação ao restante da população, negando o pedido para que os jogadores sejam submetidos a diagnósticos com maior frequência.

Leia também