Minerador de bitcoin sortudo valida bloco sozinho e recebe R$ 1,5 milhão

·2 min de leitura
Mineradores felizes em frente ao computador.
Mineradores felizes em frente ao computador.

Embora o uso de pools de mineração seja o padrão, representando 99,99% da rede, um pequeno minerador conseguiu validar um bloco sozinho nesta terça-feira (11). Como recompensa, ele recebeu 6,25 BTC mais taxas, um total equivalente a 1,5 milhão de reais.

Especialistas afirmam que com um poder de processamento de apenas 126 terahashes por segundo (TH/s), as chances estavam totalmente contra o sortudo conforme o Bitcoin está com 192 exahashes em seu topo histórico. Ou seja, o minerador tinha apenas 0,000073% de chance.

Apesar da matemática estar contra estes mineradores solitários, cerca de três blocos são minerados por eles a cada ano desde 2018. Já os que não tiveram essa sorte, por enquanto só estão gastando dinheiro com hardware e energia.

Apostando contra a matemática

Um dos motivos pela escolha do uso de pools de mineração é que o minerador não fica à mercê da sorte. Ou seja, a recompensa é dividida entre todos que estão ajudando, baseado no seu poder computacional, mesmo que não encontrem um bloco.

Apesar disso, alguns poucos preferem andar de mãos dadas com a sorte em vez da razão. Como exemplo, caso este minerador solo estivesse em uma pool, estaria ganhando 160 reais por dia. Todavia, multiplicou seu lucro por cerca de 9.500 vezes ao receber R$ 1,5 milhão por minerar o bloco de número 718.124.

“Isto é divertido. Ganhar recompensas completas de um bloco de Bitcoin com apenas 0,000073% do hashrate total atual. Ou sorte extraordinária ou prova de trabalho persistente, ou ambos.”

Comentário no Twitter sobre o minerador sortudo.
Comentário no Twitter sobre o minerador sortudo.

Suas chances eram tão baixas que pode-se dizer que este minerador acabou de ganhar na loteria. Também vale notar que ele pode estar nessa empreitada há um bom tempo, o que ajuda neste resultado improvável.

Outros mineradores solitários já realizaram o feito

Embora um caso assim seja raro, eles acontecem com certa frequência. Segundo o site BTC.com, outros três mineradores solos tiveram esta mesma sorte no ano passado, levando uma recompensa de mais de 1 milhão para casa.

Blocos minerados por mineradores solo. Fonte: BTC.com
Blocos minerados por mineradores solo. Fonte: BTC.com

Apesar disso, vale notar que o hashrate do Bitcoin, ou seja, seu poder computacional, está em seu topo histórico após recuperar-se do banimento da China e problemas em outros países como Cazaquistão e Islândia.

Desta forma, a competição está cada vez mais acirrada para grandes mineradores e ainda mais para estes que estão apostando contra as probabilidades. Por fim, esperamos que o sortudo guarde estes bitcoins com cuidado e por um bom tempo.

Fonte: Livecoins

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos