Milan, Napoli ou Juventus: quem ficará com as últimas vagas à Champions na Itália?

·2 minuto de leitura

Restando apenas uma rodada para o fim da Série A 2020/21 já temos o grande campeão e times rebaixados. Resta o quê? Vaga nas competições continentais da próxima temporada. E há três grandes clubes brigando pela oportunidade de estar na Champions League: Napoli, Milan e Juventus - todos os times estão com 37 jogos completos e a maior diferença entre eles é de um ponto.

Quem irá ficar com a última vaga? Acompanhe o panorama detalhado de cada um.

Milan - 76 pontos (3º lugar)

Empate sem gols do Milan colocou pressão na última rodada da Série A. | BSR Agency/Getty Images
Empate sem gols do Milan colocou pressão na última rodada da Série A. | BSR Agency/Getty Images

O Milan do lesionado Ibrahimović teve um gigantesco tropeço na última rodada: empate sem gols diante do Cagliari, 16º colocado da Série A. O revés deixou a disputa em aberto, embora Donnarumma e seus companheiros ainda dependam apenas de si para marcar presença na Liga dos Campeões. Acontece que, nesse caso, o adversário não é dos mais fáceis. Na despedida da temporada, o clube de Milão irá enfrentar o vice-líder do torneio nacional.

Próximo adversário: Atalanta (2º colocado, com 78 pontos, e três vitórias consecutivas) - fora de casa.

Análise: Milan 'brincou com fogo' e colocou uma pressão desnecessária nesta reta final. No entanto, não precisa lutar por combinações de resultados e possui qualidade suficiente para encarar seus adversários de frente.

Napoli - 76 pontos (4º lugar)

Napoli tem boas chances de vencer no próximo final de semana. | Gabriele Maltinti/Getty Images
Napoli tem boas chances de vencer no próximo final de semana. | Gabriele Maltinti/Getty Images

O Napoli depende apenas de si e vive a melhor situação dos três postulantes ao torneio continental. Com três vitórias consecutivas, os comandados de Gennaro Gattuso chegam como favoritos ao duelo derradeiro da temporada.

Próximo adversário: Verona (10º colocado, com 43 pontos, e cinco jogos sem vencer) - em casa.

Análise: Dificilmente os napolitanos sairão derrotados deste confronto. São três vitórias consecutivas e um amplo favoritismo frente ao Verona.

Juventus - 75 pontos (5º lugar)

Velha Senhora venceu a Inter de Milão. | Marco Luzzani/Getty Images
Velha Senhora venceu a Inter de Milão. | Marco Luzzani/Getty Images

A Velha Senhora teve tropeços importantes nas últimas semanas e não depende apenas de si. Ainda que vença no adeus da atual campanha, precisa torcer pelo empate ou derrota dos principais adversários. Caso contrário, irá precisar se contentar com vaga na Europa League - conquista que seria pouco celebrada em razões das pretensões da Juventus. Diante do cenário, o melhor caminho aos comandados de Andrea Pirlo é torcer pelo empate entre Atalanta e Milan, além de vencer seu próprio jogo, claro.

Próximo adversário: Bologna (11º colocado, com 40 pontos, e cinco jogos sem vencer) - fora de casa.

Análise: Não há muito que fazer: é vencer e torcer pelo tropeço dos principais adversários. Como a derrota ou empate do Napoli é improvável, Cristiano Ronaldo e companhia devem 'ligar o secador' nos rossoneros.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos