Mick Fanning anuncia retorto ao Circuito Mundial

O surfista participou apenas de cinco etapas em 2016; o afastamento deveu-se à morte de seu irmão mais velho e ataque de tubarão

Após ano sábatico, onde disputou apenas cinco etapa, o tricampeão (2007, 2009 e 2013) Mick Fanning está de volta ao Circuito Mundial de Surfe. O australiano de 35 anos anunciou, nesta segunda-feira, que disputará a temporada 2017 do WCT. O afastamento do surfista deveu-se a morte de seu irmão mais velho somado ao ataque de tubarão no qual foi vítima há dois anos, em Jeffreys Bay, Africa do Sul.

- Decidi voltar à competição este ano. Foi muito importante tirar o ano de 2016 para descansar e me recompor, agora estou empolgado para voltar a competir. Dois mil e quinze foi um ano bem cansativo. Muita coisa aconteceu na minha vida pessoal e profissional. Felizmente, pude tirar esse período para cuidar de mim e me afastar do Tour. Participei de poucos eventos da elite e algumas etapas do Qualifying, o que acabou sendo bom, porque eu não queria prejudicar os wild cards Bede (Durbidge) e Owen (Wright) - disse ao site da Liga Mundial de Surfe (WSL, em inglês).

Fanning revelou que foi a decisão de retornar foi difícil, mas foi motivados pelo alto nível dos novos surfistas, deixando sua missão ainda mais desafiante.

- A coisa mais importante para mim é ter certeza de que o meu surfe continua a evoluir e isso vai ser colocado em prova nesse Circuito, que está cada vez mais difícil e disputado. Nos últimos anos, consegui encontrar um bom equilíbrio entre competitividade e divertimento. Acho que a chave para este ano será entrar ligado nos primeiros eventos. Vou fazer de tudo para conseguir uma vitória já na Austrália.

Forte concorrente

Fanning nem entrou no mar na temporada 2017 e já está entre os candidatos ao título. Para o 11 vezes campeão mundial, Kelly Slater vê o australiano na briga pelo caneco caso esteja 100%.

- Se o Mick voltar 100%, coloco-o no topo da briga do Circuito Mundial deste ano. Ele está num top-3 do mundo atualmente. Tudo deve ser levado em consideração, como experiência, competições vencidas em diferentes ondas e domínio em algumas etapas, como Bells Beach e Jeffreys Bay.

Com o retorno de Fanning, a temporada 2017 contará com seis campeões mundiais: Kelly Slater (EUA), Joel Parkinson (AUS), Gabriel Medina (BRA), Adriano de Souza (BRA) e John John Florence (HAW). A primeira etapa ocorre de 14 a 25 de março, na Gold Coast, Austrália.














E MAIS: