Metade dos convocados do Uruguai nunca disputou uma Copa do Mundo na carreira

Fede Valverde é um dos jogadores que disputarão a primeira Copa (Foto: Divulgação/AUF)


No último dia 10 de novembro, Diego Alonso divulgou a lista de 26 convocados do Uruguai para a Copa do Mundo do Qatar. Dos jogadores chamados pelo treinador, metade nunca havia disputado o torneio na carreira. A primeira experiência destes atletas no Mundial acontecerá na edição deste ano.

> Saiba quais são os jogadores do futebol brasileiro convocados para Copa do Mundo

Dos 13 jogadores que nunca defenderam a seleção celeste em uma Copa, dois são goleiros. Trata-se de Sergio Rochet, campeão uruguaio com o Nacional ao lado de Luis Suárez, veterano e também convocado, e Sebastián Sosa, que atuou poucos minutos na temporada pelo Independiente de Avellaneda, da Argentina.

Na defesa estão José Luis Rodríguez, Ronald Araújo, Matías Viña e Mathías Olivera. O primeiro chega ao Qatar também campeão com o Nacional, já o segundo, peça de Xavi no Barcelona-ESP, apareceu na lista após se recuperar de uma lesão no adutor. O terceiro, lateral ex-Palmeiras, somou alguns minutos em campo pela Roma-ITA, e o último, por sua vez, é titular absoluto no Napoli-ITA.

> Clique e confira a tabela completa da Copa do Mundo do Qatar!

No meio-campo, além de Manuel Ugarte, um dos jogadores que mais se desenvolveu no Sporting Lisboa, de Portugal, está Fede Valverde. Artilheiro do Real Madrid na liga espanhola com seis gols, o volante não disputou a Copa da Rússia por conta de uma lesão, e fará a estreia merecida no Qatar.

Facundo Pellistri, um dos reservas do Manchester United-ING, Nicolás De la Cruz, peça fundamental no setor intermediário do River Plate-ARG, Facundo Torres, destaque na temporada do Orlando City-EUA, e Canobbio, vice-campeão da Libertadores com o Athletico-PR, também estarão no Mundial pela primeira vez.

Na frente uruguaia estará uma das maiores promessas dos últimos anos: Darwin Nuñez. O centroavante se deu bem no Benfica-POR e logo foi transferido ao Liverpool-ING, acumulando boas atuações no campeonato inglês e considerado um dos favoritos à artilharia.

Com a mistura de veteranos e "novatos", a seleção uruguaia, comandada por Diego Alonso estreia na Copa do Mundo do Qatar no dia 24 de novembro, às 10h (de Brasília), contra a Coreia do Sul, pela primeira rodada do Grupo H.

Confira a lista de 13 estreantes na Copa pelo Uruguai:

Goleiros: Sergio Rochet (Nacional) e Sebastián Sosa (Independiente de Avellaneda)

Defensores: José Luis Rodríguez (Nacional), Ronald Araújo (Barcelona), Matías Viña (Roma) e Mathías Olivera (Napoli)

Meio-campistas: Manuel Ugarte (Sporting Lisboa), Federico Valverde (Real Madrid), Facundo Pellistri (Manchester United), Nicolás De la Cruz (River Plate), Agustín Canobbio (Athletico Paranaense) e Facundo Torres (Orlando City)

Atacante: Darwin Núñez (Liverpool)