"Messi japonês", Takefusa Kubo foi pivô de chapéu do Real Madrid sobre o Barcelona
As seleções de Japão e Espanha se enfrentem na última rodada do Grupo E da Copa do Mundo nesta quinta-feira (1). As duas seleções brigam por uma vaga nas oitavas de final do Mundial e um jogador, em especial, tem uma relação com os dois países: Takefusa Kubo, conhecido como "Messi japonês".
Kubo tem 21 anos e joga na Real Sociedad, da Espanha. No entanto, a trajetória do jovem atacante começou cedo: com 9 anos, Takefusa participou de uma peneira do Barcelona na Ásia e foi contratado.
Leia também:
Ao chegar na Espanha, ingressou na lendária La Masia, a categoria de base do Barcelona que formou Lionel Messi, Xavi Hernández, Andrés Iniesta e outros ídolos do clube. Logo no início da trajetória pelo Barça, Kubo se destacou. Na temporada 2012-13, marcou 74 gols em 30 jogos. O desempenho acima da média lhe rendeu o apelido de "Messi japonês".
Porém, o sucesso na Europa foi interrompido após a Fifa punir o Barcelona justamente por violação nas regras na contratação de jogadores menores de idade. Kubo foi impedido de atuar pelo clube e retornou ao Japão para jogar no FC Tokyo, em 2015.
O atacante chamou atenção e subiu ao time principal antes mesmo de completar 16 anos, mas é emprestado ao Yokohama FC para ganhar mais ritmo de jogo. Foi lá que ele recebeu sua primeira convocação para a seleção japonesa.
Chapéu do Real Madrid
Em 2018, ao completar 18 anos, o Barcelona tenta contratar Takefusa Kubo, mas i Real Madrid também iniciou negociações. Enquanto os catalães ofereceram um contrato em que o atacante iria para o time B e treinaria com os profissionais, os merengues acenaram com um alto salário e presença no time principal. Kubo, então, escolheu Madrid para dar sequência à carreira.
O atacante até participou da pré-temporada do clube, na época dirigido por Zinedine Zidane, mas foi emprestado para o Mallorca. A partir daí, ele começou a peregrinar pelo futebol espanhol, com empréstimos para o Villarreal e Getafe.
Em junho de 2022, o "Messi japonês" foi vendido para a Real Sociedad por 6 milhões de euros. Na temporada, disputou 17 jogos, com dois gols e quatro assistências.
Apesar de toda a expectativa ao redor de Kubo, ele não disputou partidas profissionais nem pelo Barcelona, nem pelo Real Madrid.