Envolvido em vendas de clubes, José Berenguer deve deixar o Comitê de Gestão do Santos

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
·2 min de leitura
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.


O Santos pode perder mais um membro do Comitê de Gestão neste mês de janeiro. Depois de José Renato Quaresma, que deixou o colegiado no primeiro semestre de 2021 e ainda não foi substituído, José Berenguer também deve deixar o grupo nas próximas semanas.

O motivo para a saída é o envolvimento de Berenguer nos processos de vendas de clubes como o Cruzeiro e o Botafogo. O membro do comitê é CEO do Banco XP e a XP Investimentos, que pertence ao grupo, é a empresa que comandou o processo de venda do Cruzeiro ao ex-atacante Ronaldo e do Botafogo ao investidor John Textor.

A XP Investimentos deve liderar outros processos de venda de clubes brasileiros e a participação de José Berenguer em negócios com concorrentes do Santos gerou insatisfação entre conselheiros e diretores do clube.

Na semana passada, em entrevista ao Blog Sou Santista, o presidente Andres Rueda admitiu uma situação desconfortável para o clube e afirmou que o assunto seria discutido internamente. A decisão final deve sair ainda em janeiro.

- O Berenguer é um membro do Comitê de Gestão que nos ajudou muito nessa parte de renegociação de dívidas. Só o caminho que ele conseguiu abrir em uma negociação que estava praticamente porta fechada já valeu o esforço e ajuda dele. Ele trabalha na maior empresa do setor financeiro e está no ramo do futebol. A situação não é confortável, obviamente que não é. Não que exista conflito de interesse direto diante dessa gestão, até porque o pensamento nosso em relação à SAF (Sociedade Anônima do Futebol) diverge um pouco, nós acreditamos que não é o momento, mas estamos conversando internamente para conseguir um denominador comum que seja bom para todo mundo - afirmou o presidente.

O Comitê de Gestão do Santos é um órgão colegiado formado por oito pessoas (incluindo o presidente e o vice do clube) responsável por administração e gestão executiva do clube. A contratação de jogadores, por exemplo, passa sempre pelo CG.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos