'Melhor assistente do mundo': árbitra Edina Alves elogia Neuza Back, que integra primeiro trio feminino numa Copa

O apito inicial de Alemanha x Costa Rica será histórico. Nada a ver com as duas seleções em si, que ainda buscam sua vaga nas oitavas de final com amplo favoritismo alemão, nesta quinta-feira. O ineditismo estará no comando da partida. Pela primeira vez, a Fifa escalou um trio de arbitragem totalmente feminino na Copa do Mundo masculina. Será liderado pela francesa Stéphanie Frappart, com a mexicana Karen Diaz Medina e a brasileira Neuza Back como assistentes.

Frappart vem desbravando essa seara que sempre foi masculina há anos. A árbitra de 38 anos já tinha sido a primeiro mulher a apitar uma partida da Ligue 1, a primeira divisão francesa, e um jogo da Champions League. Ela também foi quarta árbitra na partida entre México e Polônia neste Mundial. Ao todo, a Fifa escalou seis representantes femininas, sendo três árbitras e três assistentes. Há um longo caminho até ser possível igualdade. Mas a trilha foi aberta e quem ficou de fora celebra o momento como se fosse seu.

Tabela: Veja datas e horários de todos os jogos do Mundial do Catar

Bola de Cristal: Ferramenta calcula chances das seleções a cada fase

— Esse jogo representa muito para arbitragem feminina do mundo e para todas as mulheres. Está mostrando que a mulher pode estar em qualquer lugar, que podemos estar em todos os espaços e podemos fazer o que amamos. A cada dia as coisas estão melhorando para nós na arbitragem e na sociedade — disse a árbitra brasileira Edina Alves Batista, que também tem sido pioneira.

Edina era uma das concorrentes a uma das vagas nesta Copa do Mundo. A brasileira tinha sido a primeira árbitra num torneio masculino profissional da Fifa, no Mundial Interclubes de 2021, ao lado da argentina Mariana de Almeida e da compatriota Neuza Back.

Apesar de não ter sido convocada pela Fifa, ela também se realiza com a conquista da amiga Neuza, a quem confere o status de "melhor assistente do mundo".

— Tenho conversado com a Neuza todos os dias. Ela está muito feliz, não se cabe em si de tanta felicidade. É uma conquista dela. Era um sonho, depois se tornou um objetivo e hoje é uma realidade. A Neusa se resume pela competência e determinação — afirma Edina, que tem certeza que ele fará um ótimo jogo. - Ela tem um índice de acerto inacreditável.