Melanina: empoderamento do povo preto através de ações afirmativas

Festival 100% Favela, no Capaão Redondo, lota as ruas do bairro na periferia com muito rap (Foto: Mariana Prudêncio)
Festival 100% Favela, no Capaão Redondo, lota as ruas do bairro na periferia com muito rap (Foto: Mariana Prudêncio)

Como que uma partida de futebol em um campo de várzea muda a vida de uma criança? Pode uma batida ser essencial para a construção de uma personalidade? Quanto poder existe em uma roupa feita para você e pensando nos seus ancestrais? Uma festa é mesmo capaz de mudar uma vida? E aquele momento só seu de cortar o cabelo, faz tanta diferença assim?

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Todas essas perguntas encontram respostas na série MELANINA, parceria do Yahoo Brasil com o Alma Preta que entrega um conteúdo inédito por aqui. Falamos sobre empoderamento da população preta e periférica do Brasil, mas não é só isso: falamos desse poder todo através de ações positivas.

E foi acompanhando o Inajar nas várzeas paulistanas, onde o Angolanos também reúne africanos que vivem por aqui, que descobrimos que futebol é bem mais que esporte. Ele cria laços sociais tão fortes que fazem todo um povo se sentir incluído. É o nosso EPISÓDIO 1.

Lê, no quilombo urbano do Kintal, empodera jovens através do corte de cabelo (Foto: Roney Lúcio)
Lê, no quilombo urbano do Kintal, empodera jovens através do corte de cabelo (Foto: Roney Lúcio)

Fomos também descobrir como a quebrada se veste e… é bem demais! Por isso visitar a loja da Fundão nos fez entender que estar bem vestido é uma forma de se expressar e se consolidar no mundo. Nem precisamos dizer, então, que a ancestralidade nas roupas de Ana Xongani acendem o orgulho do povo preto em ser preto. Nosso EPISÓDIO 2 mostra essa moda empoderadora.

Depois, fomos descobrir que fazer a barba é muito mais do que simplesmente fazer a barba. No quilombo urbano do Kintal, em São Paulo, vimos o empoderamento e a importância de estar sempre na estica. Crianças juntas, brincando, todas esperando sua vez. Mulheres empoderadas depois de dar um retoque no black power com o lendário Zinho. O EPISÓDIO 3 é isso, poder para cabelos e barbas!

A criançada também acompanha os jogos do Inajar (Foto: Mariana Prudêncio)
A criançada também acompanha os jogos do Inajar (Foto: Mariana Prudêncio)

E quem nunca ouviu Racionais MCs? Da periferia de São Paulo para o mundo, eles arrebataram portas com o poder do rap. Poder esse que hoje faz jovens em todas as periferias do Brasil e do mundo se sentirem mais fortes. Quer entender como? Então o EPISÓDIO 4 foi feito para você.

E, por fim, as festas. Reuniões de jovens em meio a alegria, batidas, ancestralidade. Fomos até Paraisópolis e estivemos dentro do Baile da DZ7, um dos maiores de funk do país. E fomos também à poderosíssima Batekoo, onde rebolada e dança se misturam com o poder de ser quem você quiser. Tudo isso e mais ritmo da Camisa Verde e Branco e o samba que ajudou a construir uma identidade. Isso está tudo no EPISÓDIO 5.

MELANINA é sobre poder. Sobre afirmação. Sobre ser muito no mundo. 

Leia também