Medvedev vence Tiafoe e vai à final do Masters 1000 de Indian Wells

O tenista russo Daniil Medvedev, ex-número 1 do mundo, derrotou neste sábado o americano Frances Tiafoe (16º) e se classificou para sua primeira final do Masters 1000 de Indian Wells.

Medvedev, atual número 6 no ranking da ATP, fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 7-5 e 7-6 (7/4), em uma hora e 46 minutos de partida, apesar do apoio dos quase 16 mil torcedores ao jogador da casa.

O russo, que aumentou sua sequência positiva para 19 vitórias consecutivas, lutará no domingo por seu quinto título de Masters 1000 na carreira.

"Foi uma loucura. Fiquei tenso quando vi que estava perdendo tantas oportunidades. Pensei: 'Isso não vai acabar bem para mim'", lembrou depois do jogo Medvedev.

"Mas continuei jogando bem. Estou muito feliz por não ter perdido", acrescentou.

Por sua vez, Tiafoe tentava chegar em sua primeira final de Masters 1000 e repetir o título de seu compatriota Taylor Frtiz, que em 2022 se tornou o primeiro americano a levantar o troféu de Indian Wells em 21 anos.

'Big Foe', que vive o melhor momento de sua carreira desde que foi semifinalista do US Open no ano passado, não tinha perdido um único set no torneio californiano até ter pela frente Medvedev, que vive em estado de graça na temporada.

Com três títulos em 2023, o russo vem superando obstáculos de todo tipo para conseguir o tão sonhado primeiro troféu em Indian Wells, um título que sempre foi cobiçado pelos maiores campeões do tênis.

Medvedev, que se queixou várias vezes da baixa velocidade da quadra, superou uma lesão no tornozelo na quarta rodada, contra o alemão Alexander Zverev, e depois um corte no polegar direito no duelo com o espanhol Alejandro Davidovich.

Os dois dias de descanso foram cruciais para que o russo pudesse conter o agressivo tênis de Tiafoe, a quem derrotou em seus quatro confrontos anteriores.

"Estou jogando cada vez melhor. Diria que comecei a jogar melhor quando torci o tornozelo nesta quadra, mas as condições para jogar continuam não sendo as minhas favoritas", comentou Medvedev.

Tiafoe protagonizou um grande início de partida e, apoiado pelo público, venceu os cinco primeiros pontos mostrando todo o seu repertório, com um forte saque e uma direita demolidora.

Mas Medvedev, dono de uma das melhores devoluções no circuito, foi crescendo e explorando as brechas que encontrava no serviço do americano.

No quinto game, o russo desperdiçou três break points, mas seguiu remando até finalmente conseguir uma quebra para fazer 6-5 e na sequência fechar o primeiro set.

Medvedev parecia encaminhar a vitória ao quebrar mais uma vez o saque de Tiafoe no quarto game do segundo set (3-1), mas o americano não jogou a toalha e, depois de salvar três match points, devolveu a quebra para empatar em 5-5.

Mantendo o sangue frio, o russo conseguiu quebrar novamente o saque de Tiafoe, que depois salvou outros quatro match points e forçou o tiebreak.

Mesmo depois de desperdiçar tantas oportunidades de fechar o jogo, Medvedev não perdeu a concentração e abriu vantagem para, enfim, chegar à sua primeira decisão de Masters 1000 em 17 meses.

"Com certeza será tenso, porque toda vez que você joga uma final há nervosismo, e quanto maior o torneio, maior o nervosismo. Mas tenho experiência e sei como é. Só tenho que jogar o meu melhor tênis e tentar ganhar", previu o tenista russo.

gbv/cl/cb