Medvedev vence Nadal e fará final do ATP Finals contra Thiem

·2 minuto de leitura
O austríaco Dominic Thiem após sua vitória sobre o sérvio Novak Djokovic na semifinal de simples masculino do torneio ATP Finals, na O2 Arena em Londres, em 21 de novembro de 2020
O austríaco Dominic Thiem após sua vitória sobre o sérvio Novak Djokovic na semifinal de simples masculino do torneio ATP Finals, na O2 Arena em Londres, em 21 de novembro de 2020

O tenista russo Daniil Medvedev (4º do ranking da ATP) voltou e vencer o espanhol Rafael Nadal (2º), com parciais de 3-6, 7-6 (7/4) e 6-3, neste sábado em Londres, e vai disputar no domingo a decisão do ATP Finals com o austríaco Dominic Thiem (3º).

Na primeira semifinal do dia, Thiem venceu o número 1 do mundo Novak Djokovic, em uma partida dramática, por 7-5, 6-7 (10/12) e 7-6 (7/5).

A competição, que reúne os oito melhores do ano, terá mais uma vez um novo campeão.

Medvedev, que fez sua estreia com três derrotas na fase de grupos no ano passado, vai enfrentar Thiem que perdeu a final em 2019 para o grego Stefanos Tsitsipas.

Neste sábado, em uma Arena 02 vazia devido à pandemia, no set decisivo Nadal se mostrou desgastado, acumulando bolas na rede e sem sua energia habitual, enquanto Medvedev manteve seu nível, o que o ajudou a alcançar sua quarta vitória da semana e disputar a grande final.

Antes, o espanhol esteve muito perto da vitória depois de virar no segundo set, até que uma quebra de serviço por parte do russo deu início ao empate.

No primeiro set, Nadal, com problemas para fechar os jogos com seu saque, aproveitou um momento vacilante de Medvedev, muito sólido com seu saque até que soube se impor diante do cansaço do espanhol.

Medvedev, 24, imediatamente encontrou seu foco no início do segundo set, vencendo seu primeiro game em que sacou antes de Nadal cometer uma dupla falta para dar ao russo uma vantagem de 2-0.

Exatamente quando parecia que Medvedev estava a caminho da vitória desse set, Nadal, de 34 anos, quebru o saque adversário e assumiu o controle total, se preparando para sacar no match point.

Mas em outra reviravolta surpreendente, o 20 vezes campeão do Grand Slam teve seu saque quebrado e Medvedev venceu o tie break.

O russo venceu o set decisivo com mais tranquilidade por 6-3 e impediu que o espanhol disputasse o único grande título que ainda lhe falta.

bur/pm/mcd/aam