McLaren de Button lidera o primeiro dia de testes da F-1 em 2013

Agência O Globo

JEREZ DE LA FRONTERA, Espanha - A F-1 deu a largada para a temporada 2013 nesta terça-feira, com o início dos testes de inverno, em Jerez de la Frontera, na Espanha. E quem saiu na frente foi a McLaren. Apesar de um problema na bomba de combustível ter obrigado o inglês Jenson Button a interromper o treino após apenas três voltas, no fim da sessão o campeão mundial de 2009 conseguiu retornar para marcar o melhor tempo do dia, calçando os novos compostos duros da Pirelli: com 1min18s861, o novo McLaren MP4-28 foi o único carro a andar abaixo de 1min19s.

Atrás de Button, com tempos muito próximos, vieram o australiano Mark Webber, da RBR, com 1min19s709, e o francês Romain Grosjean, da Lotus (1min19s796). Primeiro a testar o Ferrari F138, Felipe Massa marcou o sexto melhor tempo, 1min20s536. O brasileiro deu 64 voltas, com o objetivo principal de coletar dados sobre o comportamento do novo carro para a equipe.

O outro brasileiro no grid da F-1, o estreante Luiz Razia, não foi à pista de Jerez nesta terça. Quem estreou o carro da Marussia foi seu companheiro de equipe, o britânico Max Chilton. E a notícia não é muito animadora: sua escuderia foi, de longe, a pior do dia, com o tempo de 1min24s176, mais de dois segundos atrás da Caterham de Giedo van der Garde. Para piorar, Chilton ainda sofreu um acidente no hairpin, e acabou dando apenas 29 voltas. Quem também não teve motivos para comemorar foi o venezuelano Pastor Maldonado, que treinou com o carro de 2012 da Williams, já que o novo modelo ainda não está pronto para estrear.

Os testes de inverno continuam até sexta-feira na pista espanhola. Felipe Massa terá mais dois dias para conhecer o F138, e somente na sexta-feira entregará o carro ao piloto de testes da Ferrari, Pedro de la Rosa. Max Chilton voltará à pista pela Marussia nesta quarta, e é possível que Luiz Razia faça sua estreia quinta, já que a escuderia ainda não confirmou o piloto que correrá neste dia. Ao todo, a F-1 fará três sessões de treinos. A segunda será entre 19 e 22 de fevereiro, e depois haverá outra entre 28 de fevereiro e 3 de março, ambos em Barcelona.

Confira os tempos desta terça-feira.

1 - Jenson Button (McLaren) - 1:18.861 (37 voltas)

2 - Mark Webber (RBR) - 1:19.709 (73)

3 - Romain Grosjean (Lotus) - 1:19.796 (54)

4 - Paul Di Resta (Force India) - 1:20.343 (89)

5 - Daniel Ricciardo (Toro Rosso) - 1:20.401 (70)

6 - Felipe Massa (Ferrari) - 1:20.536 (64)

7 - Nico Hülkenberg (Sauber) - 1:20.699 (79)

8 - Nico Rosberg (Mercedes) - 1:20.846 (14)

9 - Pastor Maldonado (Williams) - 1:20.864 (84)

10 - Giedo van der Garde (Caterham) - 1:21.915 (64)

11 - Charles Pic (Marussia) - 1:24.176 (29)

Exibir comentários (0)
Os sites do Yahoo Esportes e do Esporte Interativo agora estão separados. Por favor, escolha qual deseja acessar:
  • Hernane volta a jogar após mais de sete meses e se vê "estranho"

    Desligado litigiosamente do Al Nassr, da Arábia Saudita, Hernane findou longa espera na noite de domingo e fez sua estreia pelo Sport. O atacante entrou no segundo tempo do empate por 0 a 0 com o Cruzeiro, em Pernambuco, e teve a esperada dificuldade por ter atuado pela última vez em dezembro.“Estranho, né?”, resumiu o Brocador, respondendo sobre como se sentiu. “Foram sete meses sem jogar bola, sem fazer o ano todo o que mais gosto. Sabia da dificuldade que teria hoje, até porque o Cruzeiro é uma grande equipe. Senti um pouco o ritmo. ... Mais »

    Gazeta Press - 21 minutos atrás
  • IAAF prepara resposta à denúncia de múltiplos casos de doping

    A Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) já prepara uma resposta à denúncia de múltiplos casos de doping no atletismo. Após ser alvo de uma reportagem conjunta entre o jornal britânico Sunday Times e a emissora alemã ADR/WDR, a entidade emitiu nota em seu site oficial, neste domingo, informando o procedimento a ser tomado e acusando os veículos de comunicação de terem agido sem o seu “consentimento”. ... Mais »

    Gazeta Press - 25 minutos atrás
  • COI altera processo de candidatura das cidades para os Jogos Olímpicos de 2024

    O Comitê Olímpico Internacional (COI) alterou neste domingo, em assembleia geral na Malásia, o processo para escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2024 ao retirar a fase de seleção eliminatória e permitir que todas as cidades candidatas cheguem até a votação final. Mais »

    Estadão Conteúdo - 27 minutos atrás
  • Henrique aprova esquema do Cruzeiro e lamenta finalizações erradas

    Congestionar o meio de campo com três volantes foi a estratégia de Vanderlei Luxemburgo para o Cruzeiro encarar o Sport em Pernambuco. A equipe freou o adversário, que tem um bom aproveitamento em casa, mas não conseguiu aproveitar as poucas chances para marcar. O placar terminou zerado.“Tive algumas oportunidades, o Charles também chegou. A gente vai se ajustando e tem liberdade para chegar, dar suporte ao pessoal da frente. Nesse esquema com três volantes, é importante a gente chegar. Chegamos bastante. ... Mais »

    Gazeta Press - 41 minutos atrás
  • Sport e Cruzeiro fazem partida fraca em Pernambuco e ficam no zero

    Sport e Cruzeiro fazem partida fraca em Pernambuco e ficam no zero

    O placar apontado ao fim dos 90 minutos na Arena Pernambuco foi um retrato razoável do confronto entre Sport e Cruzeiro. Mais »

    Gazeta Press - 47 minutos atrás