Mbappé e Lewa são contra Copa a cada dois anos: "Precisamos descansar"
A proposta da FIFA de organizar uma Copa do Mundo a cada dois anos não foi muito bem recebida por todo o ambiente do futebol. Kylian Mbappé e Robert Lewandowski, por exemplo, expressaram preocupação com a falta de descanso que geraria para os jogadores caso o projeto da entidade fosse confirmado.
O atacante do Paris Saint-Germain e o centroavante do Bayern de Munique se encontraram na premiação Globe Soccer Awards, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e se pronunciaram sobre a proposta de realização da competição com metade do intervalo atual. Mbappé disse que: "Já jogamos 60 jogos por ano. A Eurocopa, a Copa do Mundo, a Liga das Nações... Gostamos de jogar, mas é demais. Temos que ser capazes de nos recuperar, de fazer uma pausa. Se as pessoas querem qualidade, emoção, bons jogos, têm que respeitar a saúde dos jogadores. A Copa do Mundo é um evento especial porque acontece a cada quatro anos. Jogá-la a cada dois anos tornaria essa competição algo normal, o que não deveria ser".
Leia também:
Já o craque e ídolo polonês, que ficou chocado com a rescisão de Paulo Sousa com a Seleção da Polônia para treinar o Flamengo, argumentou que o calendário já está muito cheio sem uma Copa do Mundo a cada dois anos: "Temos muitos jogos durante o ano, com semanas muito densas. Se você quiser dar aos fãs algo diferente, você precisa de uma pausa".
Lewa ainda completou dizendo que a comunidade mundial do futebol deve olhar para o futuro e para o nível técnico das competições, não apenas para as questões financeiras e de marketing: "Temos que olhar para o futuro, se quisermos jogar uma Copa do Mundo a cada dois anos, o nível vai cair. É impossível que o corpo e a mente funcionem no mesmo nível".
A proposta de Gianni Infantino de encurtar o intervalo entre Copas do Mundo está em processo de consulta com entidades parceiras e seus dirigentes sobre o processo de antecipação do período. O mandatário da FIFA não definiu um prazo para a tomada de decisão.