Mbappé no Barcelona? Conheça dia importante na Espanha e por que jornais publicam fake news nesta data

Mbappé marcou três gols na final da Copa do Mundo (ADRIAN DENNIS / AFP)


O jornal "Mundo Deportivo", da Espanha, publicou matéria detalhada sobre uma grande reviravolta no mercado de transferências do futebol mundial. De acordo com o portal, Mbappé, que quase fechou com o Real Madrid na última janela, estaria acertado com o Barcelona, o maior rival dos merengues. Mas não passou de uma brincadeira. Nesta quarta-feira, dia 28 de dezembro, celebra-se, na Espanha, o Dia dos Santos Inocentes, semelhante ao 1º de abril no Brasil, conhecido como o "Dia da Mentira".

Todo ano, o veículo de comunicação espanhol publica uma fake news no dia 28 de dezembro. Em 2021, quem não conhecia a brincadeira ficou embasbacado com a notícia de que Cristiano Ronaldo havia se oferecido ao Barça. Na matéria, o "Mundo Deportivo" ainda colocou que o astro português ficaria em uma casa emprestada por Lionel Messi, rival do "Robozão" na disputa pelos grandes prêmios individuais nos últimos 15 anos.

+ Veja o VAIVÉM do LANCE!

O Dia dos Santos Inocentes é uma data que se tornou brincadeira nos países de origem hispânica, com peças pregadas entre amigos e até mesmo veículos de comunicação. No entanto, o significado formal da data se dá por conta da tragédia conhecida como o Massacre dos Inocentes.

Com medo de perder o trono para o bebê recém-nascido tido como o "Rei dos Judeus" - posteriormente conhecido como Jesus Cristo -, anunciado pelos três magos, Herodes, Rei da Judeia, condenou os meninos nascidos na vila de Belém à morte. Os meninos assassinados se tornaram mártires do cristianismo e foram batizados de "Santos Inocentes".

Agora, com a popularização das brincadeiras e peças no dia 28 de dezembro, a festividade é um momento de informalidade dentro nos jornais espanhóis. Em 2015, o portal "Ahora Madrid" publicou afirmou em notícia que os prefeitos de Madrid e Barcelona trocariam de posição para promover cooperação e compartilhar políticas implementadas na época. A fake news inflamou as redes sociais e chegou aos trending topics do Twitter.

Após a publicação da matéria envolvendo Mbappé e Barcelona, o "Mundo Deportivo" brincou com a repercussão imediata da notícia. Sempre com detalhes no corpo do texto, as matérias falsas conseguem pregar peças em quem não sabe da celebração do Dia dos Santos Inocentes.