Max Verstappen estabelece recorde da F1 para mais vitórias em uma temporada

Max Verstappen no GP do México

Por Janina Nuno Rios

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O bicampeão mundial da Fórmula 1 Max Verstappen venceu o GP do México no domingo, estabelecendo um recorde da categoria de 14 vitórias em uma única temporada, bem como o maior número de pontos marcados.

O piloto holandês liderou desde a largada no Autódromo Hermanos Rodríguez, parando na volta 26 de 71 para trocar de pneus macios para médios e levando a bandeira quadriculada 15,186 segundos à frente de Lewis Hamilton, da Mercedes.

"Tem sido um ano incrível até agora, definitivamente estamos gostando e vamos tentar fazer mais", disse Verstappen, que conquistou seu segundo título no Japão em 9 de outubro e teve uma tarde tranquila.

Em Austin, no Texas, no fim de semana passado, ele igualou os campeões alemães Michael Schumacher (2004) e Sebastian Vettel (2013) com 13 vitórias em uma temporada.

Há mais corridas agora do que antes, no entanto, com a temporada de 2022 apresentando 22 provas em comparação com 19 em 2013 e 18 em 2004.

Verstappen também elevou sua contagem de pontos para 416, 136 a mais que seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, que subiu para o segundo lugar na classificação geral e três a mais que o recorde anterior estabelecido por Hamilton em 2019.

Foi também a nona vitória consecutiva e a 16ª em 20 corridas para a Red Bull, que conquistou o título de construtores no Texas com três etapas de antecedência, mas a Mercedes mostrou que está se aproximando.