7 vezes que 'Matrix' foi inovador e referência para o cinema

Yahoo Vida e Estilo
Keanu Reeves em cena de Matrix (Foto: Reprodução/IMDB)
Keanu Reeves em cena de Matrix (Foto: Reprodução/IMDB)

O primeiro filme da trilogia 'Matrix' foi lançado há 20 anos, revolucionando o universo do cinema e garantindo mais duas impactantes sequências. Agora, 17 anos depois da última produção, com a confirmação de que a franquia terá um quarto longa em 2020, os fãs estão ansiosos pelas novidades que o longa pode trazer.

Já conhece o Instagram do Yahoo Vida e Estilo? Segue a gente!

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Afinal, 'Matrix' foi tão inovador de diversas formas na época, que só podemos esperar que a nova produção seja incrível. 'Matrix 4' trará novamente Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss como atores principais, e Lana Wachowski como diretora e roteirista.

Leia também:

O filme que originou a trilogia 'Matrix', em 1999, trouxe Reeves como um programador que, ao encontrar Morfeu (Laurence Fishburne) e sua equipe, descobre que o mundo que ele está vivendo não é o que ele pensava.

Listamos as principais inovações da trilogia Matrix

As pílulas de Matrix (Foto: Reprodução/IMDB)
As pílulas de Matrix (Foto: Reprodução/IMDB)

Ideias modernas

O que fez 'Matrix' se destacar há 20 anos foram as muitas inovações do filme. Este foi um projeto que não apenas exibiu tecnologia e técnicas de ponta em produção cinematográfica, mas também introduziu ao público conceitos e ideias até então nunca vistos antes em um filme de ação de grande orçamento.

Ação com história e conceitos

'Matrix' mudou as suposições sobre o que um filme de ação pode ser. As cineastas combinaram duas coisas que, em geral, não funcionavam juntas: ação e filosofia.

'Matrix' é um filme de ação que faz uma investigação existencial em que a humanidade tem que estabelecer o que é real para lutar. Por tudo isso, a trilogia desafia o espectador de uma forma diferente da que os filmes de ação fazem.

Referências diversas e bem costuradas

O roteiro não era inédito, já que muitas outras produções também partiram da premissa de homens vivendo dentro máquinas. Mas a genialidade foi aproveitar um conceito antigo e misturá-lo com crenças religiosas, mitologias, mangá, kung fu, cyber punk, ficção científica e filosofias, além de referências à cultura pop.

Efeitos especiais inovadores

Keanu Reeves em cena de 'Matrix' (Foto: Reprodução/IMDB)
Keanu Reeves em cena de 'Matrix' (Foto: Reprodução/IMDB)

'Matrix' usou efeitos visuais que deixaram todos boquiabertos na época, chegando a levar o Oscar de Melhores Efeitos Visuais, em 1999. A cena inicial, com Trinity lutando com os agentes, é uma das mais icônicas e também uma das mais impressionantes. O efeito utilizado para congelar o chute de Trinity chama-se bullet-time (técnica cinematográfica de câmera lenta usada para destacar a percepção de um personagem).

Criatividade em som e imagem

'Matrix' utilizou outros efeitos no visual do filme. Wachowski optou por colorir o filme inteiro de verde assustador, de modo que parecia que o espectador estava assistindo as cenas em um monitor antigo de computador. A trilha sonora era também inovadora para a época, pois misturava música eletrônica com música tradicional composta por orquestra.

Inovação nas cenas de lutas

O produtor Joel Silver deu demandas incomuns à Yuen Woo-Ping, coreógrafa que passou seis meses de treinamento com os atores e dublês – algo inédito para uma produção americana.

Foi justamente a parte inicial do filme, incluindo o chute e as lutas de Trinity, que convenceram a Warner Bros. a liberar mais dinheiro para o filme. O orçamento inicial de US$ 10 milhões foi usado só nos primeiros dez minutos. Mas quando a Warner viu o resultado, aumentou a verba para US$ 80 milhões.

Sucesso em DVD, que era novidade na época

'Matrix' foi inovador também mesmo quando saiu das salas de cinema. O filme vendeu 1 milhão de cópias no seu lançamento em DVD. Sendo que os DVDs ainda estavam na infância na época e o sucesso no formato ajudou a garantir sua longevidade. Parte do motivo pelo qual o DVD 'Matrix' era tão popular, foi por causa da qualidade de vídeo aprimorada ao formato, o que permitiu uma melhor visualização dos efeitos especiais do filme.

Leia também