Mata-mata definido: veja os classificados, rebaixados e os confrontos das quartas de final do Paulistão

Primeira fase do Paulistão chegou ao fim neste domingo (Foto: Anderson Rodrigues/Paulistão)


Depois de 12 rodadas, a fase de grupos do Campeonato Paulista chegou ao seu fim na tarde deste domingo com a definição dos classificados para o mata-mata, rebaixados e algumas surpresas.

Palmeiras, São Bernardo, São Paulo, Água Santa, Corinthians, Bragantino, Botafogo e Ituano seguem na busca pelo título. Na parte de baixo da tabela, a Portuguesa escapou do rebaixamento, com São Bento e Ferroviária nas últimas duas posições. E a decepção fica por parte do Santos, novamente fora da fase eliminatória do torneio. Veja abaixo o resumo da primeira fase do Paulistão 2023.


+ São Paulo vence Botafogo de virada, garante liderança e projeta mando em clássico na semi

QUARTAS DE FINAL

Os times se enfrentam em jogo único, com mando de campo do líder de cada grupo. As definições sobre dias e horários dos jogos serão feitas no congresso técnico marcado para esta segunda-feira (06), às 15 horas, na sede da Federação Paulista de Futebol. Os confrontos para a próxima fase são:

Grupo A: Red Bull Bragantino x Botafogo
Grupo B: São Paulo x Água Santa
Grupo C: Corinthians x Ituano
Grupo D: Palmeiras x São Bernardo

Mesmo no mata-mata, a pontuação conquistada nos jogos continua contando para a classificação geral, o que pode modificar os mandos de campo nas próximas fases.

+ Guarani e Palmeiras ficam no empate, mas Verdão mantém invencibilidade e mando de campo

REBAIXADOS
São Bento e Ferroviária acabaram ocupando as duas últimas posições na classificação e foram rebaixados para a disputa da Série A2 em 2024. O time de Araraquara terminou sua participação no Paulistão com apenas 9 pontos e na última posição da tabela, enquanto a equipe de Sorocaba ficou na penúltima posição com 10 pontos, empatado com a Portuguesa.

+ Santos tem atuação desastrosa, perde para o Ituano e cai na primeira fase do Paulistão

A definição do rebaixamento se deu pelo critério de desempate de saldo de gols: a Lusa terminou o campeonato com saldo de -8 (10 gols marcados e 18 sofridos), enquanto o São Bento terminou o torneio com -9 (5 gols marcados e 14 sofridos).