Massa destaca desafio que representa guiar carro da FE e afirma que aprendizado "é dia a dia"

Redação GP
Grande Prêmio



Desde que foi anunciado como piloto da Venturi na temporada 2018/19 da Fórmula E, Felipe Massa esteve como visitante em corridas do campeonato passado, participou de testes de diferentes tipos, andou em simulador e agora se prepara para a pré-temporada, que acontece nesta semana. Mesmo após cerca de cinco meses tentando se familiarizar com a categoria, o trabalho ainda é feito dia após dia.

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Massa destacou que o que se pede do piloto na FE é bem diferente a categorias convencionais. Por esse motivo, o processo para se tornar alguém competitivo na categoria é longo e requer entrega.

"Estou aprendendo, crescendo, tentando entender. É um grande desafio guiar esse carro, então há muita coisa a aprender. É um carro completamente diferente - não tem downforce, são pneus de rua, o motor diferente com apenas bateria elétrica e, eu diria, nem mesmo marchas. A forma de guiar, de frear, são completamente diferentes do que eu fiz durante toda minha carreira", disse à revista inglesa 'Autosport'.

"É definitivamente um grande desafio, mas posso dizer que, desde o primeiro dia que eu guiei o carro até agora, cresci muito sobre como fazer isso. [Estou] pensando na classificação, mas também na corrida, que é totalmente diferente, então é tudo um aprendizado. É difícil quando você não tem uma comparação com outras equipes para entender seu nível. Estou levando dia a dia", seguiu.

Felipe Massa durante seu primeiro teste com o novo carro da Venturi (Foto: Reprodução/Twitter)




Após bastante tempo sendo o único piloto confirmado na equipe, agora Edoardo Mortara já foi anunciado. Massa não quis falar muito sobre os motivos de Mortara ser escolhido, mas avaliou a importância da boa relação necessária entre companheiros de garagem. 

"Eu sempre tive uma boa relação com meus companheiros durante minha carreira. É realmente importante para a equipe, e é isso que estou fazendo aqui com Edo. Se eu ajudá-lo e ele me ajudar, crescemos juntos e fazemos o time crescer", afirmou.

Os testes coletivos de pré-temporada da FE começam no dia 16, terça-feira, em Valência.

Leia também