Massa analisa Hamilton: "Tem bom coração, mas não é 100% feliz"
Vice-campeão da Fórmula 1 e sexto piloto com mais corridas na elite do esporte a motor, Felipe Massa conviveu bastante com o britânico Lewis Hamilton, hexacampeão da categoria e 'algoz' do brasileiro na disputa pelo título de 2008. E o paulistano, que atualmente representa a equipe Venturi na Fórmula E, falou sobre o competidor da Mercedes em entrevista exclusiva ao Motorsport.com.
Para Massa, Hamilton é determinado como poucos e jamais perdeu foco de como chegar ao topo. No entanto, o brasileiro ressalta que não enxerga o britânico plenamente realizado, apesar do amplo sucesso na F1. "Na vida pessoal, não sei se tem uma vida 100% feliz, em termos de amizade, de coisas que trazem felicidade.", afirmou o brasileiro.
Leia também:
McLaren deve voltar a ter patrocínio de icônica marca Gulf Oil Ecclestone responde Hamilton e diz que ‘não-brancos’ recebem as mesmas oportunidades na F1 Chefe da Ferrari fala sobre possível promoção de Mick Schumacher à F1
Acompanhe o relato completo de Felipe Massa no vídeo abaixo, depoimento feito em entrevista ao editor-chefe do Motorsport.com, Felipe Motta.
De todo modo, o paulistano destacou: "Ele é um piloto excepcional. E é um cara que, independentemente do jeito dele e da mentalidade dele, faz coisas boas. Então ele tem um coração bom, na minha opinião."
Massa ainda revelou algumas passagens com Hamilton e falou sobre a 'metamorfose' do britânico, com quem tem relação desde meados dos anos 2000.
"O Hamilton é um cara que, logicamente, mudou muito desde a época em que ele corria antes da F1. Eu, para falar a verdade, quando o conheci, ele corria na GP2. Ele corria na equipe do Nicolas Todt, que é o meu empresário."
"Eu lembro até hoje: teve uma vez em que eu tinha ido para Paris, porque o Nicolas morava lá em Paris, e o Hamilton estava na equipe lá. Perto de Paris, a ART Grand Prix. Ele estava lá na equipe e o Nicolas deu uma carona de Paris para Magny-Cours (pista francesa)."
"O Nicolas tinha um Porsche, que tinha quatro lugares, mas os dois banquinhos de trás eram bem pequenininhos, bem estreitinhos. E o Hamilton falou: 'Deixa eu ir na frente porque eu sou maior'. Falei: 'Não, você vai atrás, está louco... Eu vou na frente'."
"Aí ele foi atrás e se espremeu ali. Eram umas duas horas, duras horas e meia de viagem. Chegou uma hora em que ele começou a reclamar e a gente parou no posto para colocar gasolina. Aí ele falou: 'Agora eu vou na frente e você vai atrás'."
"Falei: 'Não, você vai continuar atrás'. Ele já estava dando uma reclamada, mas ele era um cara diferente, legal, que conversava bastante. Um cara sempre determinado, que mostrava: 'Quero ir para a F1, quero vencer'. A linguagem dele era essa desde antes da F1."
"Mostrava a personalidade que tinha desde aquele momento. Aí depois era uma relação boa que a gente tinha, conversava às vezes, não tinha uma amizade. Não éramos amigos, mas eu estive várias vezes com ele."
"Teve uma festa, depois da corrida de Monza, quando ele tinha acabado de ser campeão (da GP2), numa discoteca em Milão, e aí ele veio curtindo e falou: 'Agora eu vou para a F1 e nós vamos bater roda e eu vou te dar pau'."
"Ele sempre foi um cara muito determinado. E eu: 'Pô, legal, vamos sim'. Aí ele entrou na F1 e começou a mudar um pouco. O tempo foi passando e ele foi sempre se distanciando um pouco dos pilotos."
"Ele nunca... Você pode ter certeza que... Acho que não deve ter um piloto com quem ele deve ter uma relação na F1. Nenhum que corre de F1. Ele se distanciou e foi para o mundo dele em Hollywood. Um mundo diferente, de pop star."
"Sempre o respeitei, porque ele é um piloto excepcional. E ele é um cara que, independente do jeito dele e da mentalidade dele, ele faz coisas boas. Então ele tem um coração bom, na minha opinião."
"Passou por algumas fases difíceis. Lembro que ele teve uma fase difícil com a namorada e com o pai. Passou por momentos meio difíceis na carreira. Eu não o vejo como um cara feliz", ponderou Massa.
"Vejo um cara que precisa do resultado, aparecendo, no mundo dele, mas não 100% feliz. Minha opinião, nada contra. Acho ele focado, mas, na vida pessoal, não sei se tem uma vida 100% feliz, em termos de amizade, de coisas que trazem felicidade", completou.
Raio-X de Hamilton: veja a metamorfose e histórias do maior piloto da F1 da atualidade
GALERIA: Relembre todos os carros da carreira de Lewis Hamilton na Fórmula 1
2007: McLaren Mercedes, MP4-22
Lorenzo Bellanca / Motorsport Images
2007: McLaren Mercedes, MP4-22
XPB Images
2008: McLaren MP4-23
Hazrin Yeob Men Shah
2008: McLaren MP4-23
Charles Coates / Motorsport Images
2009: McLaren MP4-24
XPB Images
2009: McLaren MP4-24
XPB Images
2010: McLaren MP4/25
Sutton Motorsport Images
2010: McLaren MP4/25
XPB Images
2011: McLaren MP4-26
Alessio Morgese
2011: McLaren MP4-26
Andrew Ferraro / Motorsport Images
2012: McLaren MP4-27
XPB Images
2012: McLaren MP4-27
XPB Images
2013: Mercedes F1 W04
XPB Images
2013: Mercedes F1 W04
Charles Coates / Motorsport Images
2014: Mercedes AMG F1 W05
Steve Etherington / Motorsport Images
2014: Mercedes AMG F1 W05
Sutton Motorsport Images
2015: Mercedes AMG F1 W06
Alastair Staley / Motorsport Images
2015: Mercedes AMG F1 W06
Autodromo Nazionale Monza / Actualfoto / Alessio Morgese
2016: Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
JEP / Motorsport Images
2016: Mercedes AMG F1 W07 Hybrid
Mercedes AMG
2017: Mercedes AMG F1 W08
Charles Coates / Motorsport Images
2017: Mercedes AMG F1 W08
JEP / Motorsport Images
2018: Mercedes AMG F1 W09
Lionel Ng / Motorsport Images
2018: Mercedes AMG F1 W09
Steve Etherington / Motorsport Images
2019: Mercedes AMG F1 W10
Zak Mauger / Motorsport Images
2019: Mercedes AMG F1 W10
Glenn Dunbar / Motorsport Images
PODCAST: O debate de fãs e 'haters' sobre domínio de Hamilton
Your browser does not support the audio element.