Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris são anunciadas

Barretes frígios são símbolos da República Francesa (Foto: Divulgação)


O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris anunciou, nesta segunda-feira, as mascotes das Olimpíadas e Paralimpíadas representadas por Barretes frígios, uma espécie de touca vermelha utilizada pelos republicanos franceses que lutaram na tomada da Bastilha, em 1789, durante a Revolução Francesa. Além disso, é a primeira vez que a mascote é escolhida por "um ideal em vez de um animal".

- Escolhemos um ideal em vez de um animal. Escolhemos o barrete frígio porque é um símbolo muito forte da República Francesa. Para os franceses, é um objeto muito conhecido que é um sinônimo de liberdade, um objeto que representará mascotes em todo o mundo. O fato de que a mascote Paralímpica tem uma deficiência visível também manda uma forte mensagem: a promoção da inclusão - explicou Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador Paris 2024.

+ Seleção Brasileira: Trio inaugura chegada de 'europeus' em Turim

A 620 dias do início das Olimpíadas de Paris, o perfil oficial dos Jogos Olímpicos no Twitter divulgou um vídeo na qual apresenta todos as mascotes desde a edição de 1972, em Munique.