Martino pede demissão e Arce assume o Paraguai

Agência Estado

Cinco dias depois de o Paraguai cair por 3 a 0 diante do Uruguai na final da Copa América, na Argentina, Gerardo Martino pediu demissão do cargo de técnico da seleção do país. E, de imediato, a Associação Paraguaia de Futebol anunciou Francisco Arce, ex-jogador de sucesso no Grêmio, no Palmeiras e na própria seleção, como substituto para a função.

Após a decisão da competição continental, no último domingo, Martino já havia dito que ainda não havia decidido se seguiria na seleção paraguaia. O argentino estava no comando há mais de quatro anos, tendo como principais feitos a passagem às quartas de final da última Copa do Mundo e a surpreendente classificação à decisão da última Copa América, mesmo sem o país ter conquistado uma única vitória em sua campanha.

"Deixo de ser treinador do Paraguai a partir desta data", confirmou Martino em entrevista coletiva nesta sexta, na qual ele alegou não ter ficado satisfeito com o desenvolvimento da seleção paraguaia após a disputa da Copa de 2010, fato que motivou sua demissão. "Depois do Mundial imaginávamos um cenário de maior crescimento", admitiu.

Martino ainda assumiu a culpa pelo desempenho ilusório do Paraguai na última Copa América, na qual o país só avançou à final após eliminar Brasil e Venezuela nas cobranças por pênaltis. "O rendimento do time foi bom, mas não como nós queríamos e isso é responsabilidade da comissão técnica", acrescentou, para depois enfatizar: "Tivemos bons resultados, mas o rendimento foi ruim nos últimos tempos. Não podemos ficar com os resultados (obtidos) porque isso seria um erro".

O treinador, porém, não deixou de elogiar seus ex-comandados e de ressaltar o peso que teve a sua passagem na seleção paraguaia. "o Paraguai tem um grupo de jogadores que sempre deram o seu melhor. Foram quatro anos e meio únicos e irrepetíveis. Desejo o melhor para o Paraguai e para os jogadores", finalizou Martino, que chegou a ser cotado para assumir a seleção argentina, mas o seu país optou pela contratação de Alejandro Sabella para o cargo.

Com pouca experiência como treinador, o ex-lateral-direito Arce vinha comandando o modesto time do Rubio Ñu, da primeira divisão Paraguai. A escolha pelo seu nome para o cargo pode ser considerada uma grande surpresa, mas ele assume o novo desafio com o status de quem defendeu o Paraguai como jogador em duas Copas do Mundo, em 1998 e 2002.

"Não tenho muito tempo a perder", disse Arce, que terá como primeiro grande desafio a disputa das Eliminatórias do Mundial de 2014. "Eu vou começar a olhar as imagens dos jogos locais e de algumas figuras novas que já estão na seleção para ir armando nosso programa (de preparação), pois em outubro começam as Eliminatórias", acrescentou.

Exibir comentários (8)
  • Brasileiro marca, mas PSG bate Ludogorets de virada na Champions

    Brasileiro marca, mas PSG bate Ludogorets de virada na Champions

    Um golaço de falta do lateral brasileiro Natanael deu um tremendo susto no Paris Saint-Germain, mas o atual tetracampeão francês conseguiu reagir com dois gols do uruguaio Edinson Cavani e garantiu a vitória de virada por 3 a 1 sobre o Ludogorets, nesta quarta-feira, pela segunda rodada do grupo A da Liga dos Campeões. Mais »

    AFP - 26 minutos atrás
  • Atlético acaba com invencibilidade do Bayern e volta a ser carrasco de Ancelotti

    Atlético acaba com invencibilidade do Bayern e volta a ser carrasco de Ancelotti

    Na reedição da semifinal da última edição da Liga dos Campeões, o Atlético de Madri voltou a castigar o Bayern de Munique, nesta quarta-feira com vitória por 1 a 0 em casa que acabou com os 100% de aproveitamento do time bávaro na temporada. Mais »

    AFP - 56 minutos atrás
  • Neymar vira 'garçom' e Barça vence de virada na Champions

    Neymar vira 'garçom' e Barça vence de virada na Champions

    Sem poder contar com o lesionado Lionel Messi, o Barcelona encontrou dificuldades para superar o muito bem postado Borussia Monchengladbach, vencendo de virada por 2 a 1, nesta quarta-feira na Alemanha, e assumindo a liderança isolada do grupo C da Liga dos Campeões, graças aos passes decisivos de Neymar. Mais »

    AFP - 1 hora 1 minuto atrás
  • Na Colômbia, Rogerinho e Feijão vencem seus jogos e vão às quartas

    Nesta quarta-feira, diversos brasileiros entraram em quadra pelo Challenger de Medellín, disputado na Colômbia. Destaque para Rogério Dutra Silva e João Souza, o Feijão, que venceram suas partidas e avançaram às quartas de final do torneio. Rogerinho, terceiro melhor tenista do País e 103º do mundo, derrotou o argentino Facundo Mena (379º do ranking da […] Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 1 minuto atrás
  • Chamado por Tite, Auro celebra chance de treinar com Daniel Alves

    Chamado pelo técnico Tite para integrar os treinos da Seleção Brasileira na preparação durante os dois jogos válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, em outubro, o lateral direito Auro está ansioso para trabalhar ao lado de um ídolo da infância. Trata-se do experiente e companheiro de posição Daniel Alves, ex-Barcelona e […] Mais »

    Gazeta Press - 1 hora 3 minutos atrás