Martinelli foi consultado e aceitaria convite para base da Itália

  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
Neste artigo:
  • Opa!
    Algo deu errado.
    Tente novamente mais tarde.
  • Gabriel Teodoro Martinelli Silva
    Futebolista brasileiro
LONDON, UNITED KINGDOM - OCTOBER 03: Gabriel Martinelli of FC Arsenal looks on during the UEFA Europa League group F match between Arsenal FC and Standard Liege at Emirates Stadium on October 3, 2019 in London, United Kingdom. (Photo by TF-Images/Getty Images)
Martinelli em partida pelo Arsenal na Europa League (TF-Images/Getty Images)

Por Mauricio Andrade, de Londres (ING)

Gabriel Martinelli precisou de apenas alguns meses para ganhar manchetes internacionais. Sensação no começo de temporada do Arsenal, com quatro gols em quatro jogos, o atacante brasileiro, que possui dupla nacionalidade, despertou interesse da federação italiana de futebol, recebeu uma consulta para uma futura convocação e até aceitaria o chamado – contanto que fosse para as categorias de base da seleção.

Segundo apurou o Yahoo Esportes, o staff de Martinelli viu com bons olhos essa exposição, mesmo sem tempo para uma decisão. Apesar de não ter esperança de ser lembrado para a seleção brasileira neste momento, o atacante esperou, apenas por precaução, a convocação de Tite para ter certeza de seu planejamento para a Data Fifa, que incluiu um programa de desenvolvimento muscular no Arsenal e uma viagem com a família – Paris, na França, foi um dos destinos.

Leia também:

Ainda de acordo com a reportagem, por estar com suas duas semanas planejadas, Martinelli preferiu não se aprofundar no assunto, e conversas sobre qual seleção ele prefere defender no futuro sequer entraram na pauta. Segundo pessoas próximas ao jogador, um convite para as seleções de base, já que possui apenas 18 anos, seria visto com bons olhos, já que não invibializaria, por exemplo, uma futura convocação para a seleção principal do Brasil.

No começo do mês, Roberto Mancini, técnico da seleção principal da Itália, foi perguntado sobre um possível interesse em Martinelli. “Não é tão fácil, é preciso fazer um pedido. Temos que esperar pelos jogadores com dois passaportes. Neste meio tempo, continuaremos com Immobile e Belotti”.

A situação de Martinelli, no entanto, não seria nem um pouco complicada, como desconversou Mancini. Isso porque a promessa brasileira foi atrás do seu direito à cidadania italiana antes de deixar o Ituano, documento fundamental para atuar no futebol inglês.

Ter um documento europeu não serve apenas para evitar utilizar uma vaga de extracomunitário no elenco, como acontece nas outras ligas. No Reino Unido, a importância é muito maior, já que os vistos de trabalho são muito mais complicados de serem obtidos do que em outros países europeus – processo descartado caso o atleta tenha cidadania do Velho Continente. Com isso, Martinelli precisaria apenas se apresentar em caso de uma convocação, como qualquer outro italiano.

Destaque no Paulistão

Mesmo sem chegar à decisão com o Ituano, Martinelli brilhou no Campeonato Paulista de 2019. Além de integrar a seleção do torneio, o atacante ainda foi escolhido como revelação e Craque do Interior.

Um dos seus melhores momentos aconteceu na goleada por 5 a 1 sobre o Santos, que o fez, inclusive, a receber diversos elogios de Jorge Sampaoli. Martinelli encerrou sua participação como vice-artilheiro, tendo anotado seis gols, além de três assistências.

Por conta de seu desempenho, ele, ainda com 17 anos, foi convocado por Tite, junto de outros jovens, para compor os treinos da seleção brasileira durante a preparação para a disputa da Copa América, que terminou com o título do Brasil. Além disso, Martinelli já havia sido chamado por André Jardine para um período de treinos na Granja Comary com a seleção brasileira sub-19.

Siga o Yahoo Esportes

Twitter | Flipboard | Facebook | Spotify | iTunes | Playerhunter

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos