Marrocos domina, vence a Bélgica e assume a liderança do Grupo F da Copa do Mundo

Sabiri marcou o primeiro gol de Marrocos (Foto: MANAN VATSYAYANA / AFP)


Um jogo inesquecível no Al Thumama Stadium. Com uma atuação irretocável no segundo tempo, Marrocos venceu a Bélgica por 2 a 0, e assumiu a liderança do Grupo F da Copa do Mundo do Qatar. Sabiri marcou o primeiro em falha de Courtois, e já nos acréscimos, Aboukhlal fechou o placar para os marroquinos.

A Bélgica, que precisava da vitória para garantir uma classificação antecipada para as oitavas de finais, teve mais uma atuação ruim e pode se complicar na última rodada. Por outro lado, Marrocos chegou a 4 pontos e depende apenas de si para conseguir a vaga na próxima fase.


PRESSÃO INICIAL
Ao contrário da estreia na Copa do Mundo, a Bélgica foi quem pressionou nos primeiros minutos de jogo. Com uma sequência de ataques perigosos e alguns escanteios, os belgas tiveram algum volume, mas não transformaram a superioridade em lances agudos.

+ VEJA A TABELA DA COPA DO MUNDO E SIMULE RESULTADOS

MARROCOS ACORDA
Depois do início forte da Bélgica, Marrocos passou a ganhar mais território e ficar um pouco mais com a bola. Com base na velocidade de seus atacantes, os marroquinos tentaram surpreender os belgas, principalmente com chutes perigosos. Hakimi, um dos grandes destaques da equipe, teve a melhor chance em finalização forte que passou perto do gol de Courtois.

LANCE POLÊMICO
O momento mais quente do primeiro tempo aconteceu justamente no último minuto. Em cobrança de falta de Hakimi, a bola passou direto pela área e morreu nas redes da Bélgica. Gol do Marrocos. Porém, o VAR chamou o árbitro Cesar Ramos para rever o lance e o juiz marcou o impedimento de Saiss por atrapalhar Courtois. Placar zerado ao intervalo.

+ Grupo da Bélgica na Copa do Mundo: veja classificação e próximos jogos


MAIS DO MESMO
Na etapa final de jogo, a Bélgica retornou dos vestiários em uma voltagem ainda mais baixa e viu a seleção de Marrocos criar perigo. Ziyech, em chute de fora da área, levou perigo. Logo em seguida, Boufal quase abriu o placar com uma finalização que passou tirando tinta do gol defendido por Courtois.

HERÓI E VILÃO
Mas foi aos 28 minutos que a Copa do Mundo viu um dos grandes momentos desta edição. Em cobrança de falta pelo lado esquerdo, Sabiri bateu na direção do gol, em lance idêntico ao do gol anulado no primeiro tempo, e Courtois novamente aceitou. O goleiro, que foi herói ao defender um pênalti na estreia, foi vilão ao falhar em um momento chave. Marrocos em vantagem para a festa dos torcedores presentes no Al Thumama Stadium.

E LÁ VEM MAIS...
E quando a Bélgica foi para o ataque em busca do empate, o Marrocos aproveitou para liquidar a fatura. Em contra-ataque veloz, Ziyech levou a marcação, driblou e cruzou nos pés de Aboukhlal, que finalizou no ângulo de Courtois para marcar o segundo gol marroquino e, de quebra, dar a liderança do Grupo F para a equipe.

SEQUÊNCIA
Na última rodada do Grupo F, a Bélgica enfrenta a Croácia, na próxima quinta-feira, no Ahmed bin Ali Stadium, enquanto Marrocos joga contra o Canadá, no mesmo dia, no Al Thumama. As duas partidas são às 12h (de Brasília).

FICHA TÉCNICA
BÉLGICA 0x2 MARROCOS

Estádio: Al Thumama Stadium, Doha (QAT)
Data e hora: 27 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)
Árbitro: Cesar Ramos (MEX)
Assistentes: Alberto Morin e Miguel Hernandéz (MEX)
Quarto Árbitro: Yoshimi Yamashita (JAP)
VAR: Fernando Guerrero (MÉX)

Gols: Sabiri (28'/2T) e Aboukhlal (47'/2T)

Cartões amarelos: Onana (29'/1T) / Sabiri (49'/2T)

BÉLGICA
Courtois; Alderweireld, Vertonghen, Meunier (Lukaku 35'/2T); Witsel, Onana (Tielemans 14'/2T), Castagne, Thorgan Hazard (Trossard 30'/2T), De Bruyne, Eden Hazard (Mertens 14'/2T); Batshuayi (De Ketelaere 30'/2T)
Técnico: Roberto Martínez

MARROCOS
Munir; Hakimi (Attiah-Allah 22'/2T), Mazraoui, Aguerd, Saiss; Amrabat, Ounahi (El Yamiq 32'/2T), Amallah (Sabiri 22'/2T); Ziyech, Boufal (Aboukhlal 27'/2T); En-Nesyri (Hamdallah 27'/2T)
Técnico: Walid Regragui