Maratona Internacional de São Paulo terá africanos na busca pelo título

Dominantes no cenário atual das provas de longa distância, os corredores africanos estarão presentes na 23ª Maratona Internacional de São Paulo, que será realizada no próximo domingo, a partir das 6h50 (de Brasília). Entre os principais nomes, o queniano Paul Koech Kimutai, vencedor da prova masculina do ano passado, confirmou presença no evento e buscará o bicampeonato.

Além de Kimutai, a prova masculina da Maratona Internacional de São Paulo contará com os também quenianos Josphat Kipkemboi Ronoh, campeão da Maratona de Tel Aviv em 2016, Elijah Kemboi, vice na Maratona do Rio em 2015, e Daniel Kiprotich, vencedor da Meia Maratona Internacional de São Paulo deste ano. O etíope Workiye Wosenu é outro nome forte a marcar presença na capital paulista.

Já no feminino, as atrações ficaram por conta das quenianas Leah Jerotich, terceira colocada na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro de 2016, Priscilla Lorchima, campeã da Maratona do Paraguai no ano passado, Josephine Jerotich, que tem a marca de 1h07min32s na meia maratona, e Christine Chepkemei, que fez 1h07min06s na Meia Maratona de Montenegro, em 2015.

De acordo com programação oficial, as largadas e chegadas da Maratona Internacional de São Paulo serão no Obelisco do Parque do Ibirapuera, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral. Além da maratona (42,192 km), o evento contemplará as distâncias de 24 km, 8 km e 4 km (corrida e caminhada). As primeiras provas terão a largada a partir das 6h50 (de Brasília), com a elite feminina. Às 7h15 (de Brasília), largará a categoria cadeirantes e, às 7h30 (de Brasília), sairão as categorias elite masculino e pelotão geral, premium e atletas com deficiência.

Somente a prova de 24 km terá local distinto para chegada, que está programada para acontecer na Avenida Escola Politécnica. Os atletas brasileiros venceram pela última vez a Maratona Internacional de São Paulo em 2012, no masculino, com Solonei da Silva, e em 2010, no feminino, com Marizete Moreira.