Manchester United empata em Rostov na Liga Europa; Lyon supera Roma

O jogador do Manchester United Zlatan Ibrahimovic em partida em Manchester, Inglaterra, no dia 4 de março de 2017

O Manchester United, um dos grandes favoritos ao título, empatou em 1 a 1 fora de casa com o Rostov russo, um resultado teoricamente positivo, mas que não dá margem a erro para o jogo de volta, nesta quinta-feira na ida das oitavas de final da Liga Europa.

Jogando em campo sem condições de jogo, devido a frio que assola a Rússia, o Manchester United conseguiu abrir o placar com o armênio Henrikh Mkhitaryan, aos 35 minutos, mas os locais empataram aos 8 do segundo tempo com Aleksandr Bukharov.

O resultado favorece a priori o United, que entrará em campo na semana que vem, na partida de volta em Old Trafford, precisando apenas segurar o empate sem gol para avançar às quartas de final da competição.

A Liga Europa é uma das apostas do técnico José Mourinho para classificar o United à próxima Liga dos Campeões, um prêmio dado ao vencedor da segunda competição europeia.

No outro duelo de maior expectativa das oitavas de final da Champions, o Lyon superou a Roma por 4 a 2, graças a um segundo tempo de grande intensidade da equipe francesa, que contou com gols de Corentin Tolisso (47 minutos), Nabil Fekir (74) e Alexandre Lacazette (90+2) para virar a partida.

No primeiro tempo, Mouctar Diakhaby (8) havia aberto o placar para os franceses, mas a Roma virou o jogo com Mohamed Salah (20) e Federico Fazio (33).

Nas outras partidas disputadas nesta quinta-feira, o Copenhague derrotou o Ajax por 2 a 1, um resultado que não é tão ruim para os holandeses, que poderão decidir a vaga em casa.

Os dinamarqueses já venciam por 1 a 0 com 27 segundo de jogo, após Rasmos Falk Jensen marcar em chute cruzado. O Ajax encontrou o empate graças ao atacante Kasper Delberg, aos 30 minutos. No segundo tempo, uma cabeçada de Andreas Cornelius, aos 15 minutos, deu a vitória ao Copenhague.

O Anderlecht encaminhou sua classificação às quartas de final da Liga Europa ao vencer o Apoel em Nicósia por 1 a 0, gol do romeno Nicolae Claudiu Stanciu (29).

Na Alemanha, os compatriotas Schalke 04 e Borussia Monchengladbach empataram em 1 a 1, mesmo placar que o duelo na Grécia entre Olympiakos e o turco Besiktas.

O Celta de Vigo, último clube espanhol vivo na competição, derrotou o Krasnodar russo por 2 a 1, se colocando em boas condições de buscar a primeira classificação às quarta da Liga Europa desde 2001.

- Resultados das partidas de ida das oitavas de final da Liga Europa:

Apoel Nicosia (CYP) - Anderlecht (BEL) 0 - 1

Rostov (RUS) - Manchester United (GBR) 1 - 1

Copenhague (DIN) - Ajax (HOL) 2 - 1

Celta de Vigo (ESP) - Krasnodar (RUS) 2 - 1

Schalke 04 (ALE) - Borussia Mönchengladbach (ALE) 1 - 1

Lyon (FRA) - Roma (ITA) 4 - 2

Olympiakos (GRE) - Besiktas (TUR) 1 - 1

Gent (BEL) - Genk (BEL) 2 - 5

Nota: Os jogos de volta serão disputados em 16 de março.

Leia também