Manchester City feminino troca calções brancos por vermelhos; entenda

Iniciativa do Manchester City visa evitar incômodos com ciclos menstruais das atletas.
Iniciativa do Manchester City visa evitar incômodos com ciclos menstruais das atletas. Foto: (Nick Potts/PA Images via Getty Images)

Um gesto gentil da diretoria de futebol do time feminino do Manchester City coloca em extinção os calções brancos do uniforme das garotas e implementa um modelo em tom vermelho. A razão? Evitar que incômodos sejam causados durante o período do ciclo menstrual das atletas.

Em pronunciamento emitido em conjunto entre o Manchester City e a Puma, fornecedora de material esportivo, foi informado que: "A Puma e o Manchester City têm orgulho de trabalhar junto com as jogadoras para apoiá-las e criar o melhor ambiente possível para que elas se sintam confortáveis para jogar no seu mais alto nível. Como resultado de um pedido das jogadoras e de um desejo das mulheres de não usar shorts brancos durante o período menstrual, decidimos implementar mudanças nos produtos que oferecemos às nossas jogadoras".

Leia também:

Anthony DiCicco, ex-treinador da Seleção Feminina dos Estados Unidos, celebrou a ideia e contou uma experiência sua com o tema: "Nós fizemos isso este ano para as jogadoras do nosso projeto de futebol no ensino médio. Treinadores, especialmente homens que trabalham em times feminino, uma mudança fácil para deixar suas jogadoras mais confortáveis. Jogadoras mais confortáveis vão jogar melhor".

A iniciativa estava prevista para ser implementada apenas na próxima temporada, mas foi antecipada para a partida disputada na última quarta-feira, contra o Blackburn, em partida válida pela Copa da Inglaterra Feminina. Na ocasião, as jogadoras do Manchester City golearam as adversárias por 6 a 0. A partir de agora, o clube inglês não irá mais disputar partidas com o uniforme branco.