Majestoso marca duelo entre São Paulo agressivo e Corinthians paciente no mercado


Com abordagens distintas no mercado da bola até o momento, São Paulo e Corinthians se enfrentam neste domingo (29), às 18h30, no clássico Majestoso, válido pela 5ª rodada do Campeonato Paulista.

+ Veja as movimentações do mercado da bola no LANCE!

Movimentado é pouco para descrever o São Paulo nesta janela de transferências. Entre despedidas e novas chegadas, é fato que uma grande reformulação aconteceu.

Quanto as saídas, foram 13 no total. Entre eles, veteranos, crias de Cotias e até nomes que chegaram na última temporada, mas não seguiram na equipe. A lista engloba: Miranda, Reinaldo, Eder, Marcos Guilherme, Andrés Colorado, Nahuel Bustos, Luizão, Thiago Couto, Léo, Nikão, Igor Gomes, Patrick e Walce.

Igor Gomes será uma ótima opção ofensiva para o Atlético-MG nesta temporada
Igor Gomes será uma ótima opção ofensiva para o Atlético-MG nesta temporada

Igor Gomes está no Atlético-MG (Foto: Pedro Souza/Atlético-MG)

Entre os reforços, chegaram jogadores para as mais diversas posições. Até agora, o goleiro Rafael, Wellington Rato, Alan Franco, Pedrinho, Marcos Paulo, David, Jhegson Méndez, e o mais recente anunciado, Caio Paulista - que chega para suprir uma necessidade na lateral-esquerda, mas também pode atuar no ataque. O Tricolor ainda pode ter Erison, do Botafogo, em breve.

Destes, praticamente todos já estrearam pelo Tricolor. Alguns, inclusive, conquistaram a titularidade nos primeiros jogos do ano, incluindo nos dois clássicos disputados pelo elenco até o momento, contra o Palmeiras e a Portuguesa. Caio Paulista foi o único que ainda não entrou em campo, mas é quase certo que fará sua estreia contra o Corinthians.

Caio Paulista
Caio Paulista

Caio Paulista foi anunciado dois dias antes do Majestoso (Foto: Miguel Schincariol / saopaulofc)

Inclusive, os reforços estão sendo grandes destaques neste começo de temporada. Rafael, por exemplo, assumiu a titularidade no gol - que antes estava pertencendo a Felipe Alves. Wellington Rato ‘caiu no gosto da torcida’ por conta dos bons jogos que apresentou. David marcou em sua estreia, contra a Ferroviária, e Pedrinho marcou seu primeiro gol contra a Portuguesa.

Ou seja, o São Paulo aposta com forças em seus reforços, e deve manter esta confiança contra o Corinthians também. Além das contratações, o Tricolor também renovou alguns vínculos - como os de Rafinha e Gabriel Neves.

Ferroviária x São Paulo - David
Ferroviária x São Paulo - David

David marcou em sua estreia pelo São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Com a saída do técnico Vítor Pereira e a chegada de Fernando Lázaro, o Corinthians adotou uma estratégia diferente do rival nas contratações, priorizando a manutenção do atual elenco e fazendo contratações pontuais para setores carentes.

Porém, o clube segue atento no mercado e pode adicionar mais peças no decorrer da temporada. O grande sonho do Timão é trazer o meia Philippe Coutinho, do Aston Villa, e as conversas podem esquentar nos próximos dias, pois com o fechamento da janela europeia aumentam as chances da equipe inglesa negociar com o Alvinegro.

+ Confira a tabela do Paulistão e simule os próximos jogos

Philippe Coutinho - Aston Villa x Wolves
Philippe Coutinho - Aston Villa x Wolves

Coutinho é o sonho de consumo do Timão (Foto: Reprodução / Aston Villa)

O principal movimento do Timão nos últimos dois meses foi assegurar a permanência em definitivo do atacante Yuri Alberto até o fim de 2027. Ele estava emprestado pelo Zenit, da Rússia, até junho de 2023.

A negociação não envolveu dinheiro, mas a diretoria alvinegra liberou de forma definitiva Robert Renan e Du Queiroz, 50% de uma futura venda de Gustavo Mantuan e 10% de uma futura venda do goleiro Ivan, e ainda deu ao Zenit a preferência de compra sobre o atacante Pedro, de 16 anos.

São Paulo 1 x 1 Corinthians - Brasileirão 2022 - Yuri Alberto
São Paulo 1 x 1 Corinthians - Brasileirão 2022 - Yuri Alberto

Yuri já marcou contra o São Paulo no Morumbi (Foto: Alex Silva/LANCE!)

Além de Yuri Alberto, o Corinthians estendeu o empréstimo de Maycon por mais uma temporada. O meia, que pertence ao Shakhtar Donetsk, estava cedido ao Timão até o final de 2022. O camisa 7 teve diagnosticada uma lesão muscular de grau 1 no músculo posterior da coxa esquerda e não enfrentará o Tricolor.

As únicas novidades para 2023 foram Ángel Romero e Matheus Bidu. A diretoria contratou novamente o atacante paraguaio devido a falta de opções de pontas no elenco. Já Bidu chegou para revezar com Fábio Santos no setor após a venda de Lucas Piton ao Vasco.