Mais de mil atletas paralímpicos agitam a capital paulista

Jovane Guissone conquistou o ouro por equipe na I Copa Brasil de esgrima (Foto: Reprodução)

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, recebe, neste final de semana, mais de mil atletas em duas importantes competições organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A I Copa Brasil de esgrima em cadeira de rodas inicia nesta sexta-feira, e se encerra no domingo. O final de semana ainda conta com a regional do Circuito de atletismo e natação. Ao todo, 1.037 participantes estão inscritos nos eventos.

A regional paulista é a terceira parada do principal evento do esporte paralímpico nacional. O Circuito passou por Recife e Brasília. São Paulo terá o maior número de participantes, com 993 atletas inscritos (593 no atletismo e 400 na natação).

O Circuito ainda prevê a realização da última etapa regional, no Rio de Janeiro (Rio/Sul), entre os dias seis e sete de maio. Depois, definidos os classificados tanto de atletismo quanto de natação, São Paulo será a casa das etapas nacionais. A primeira acontecerá entre dois a quatro de junho, a segunda entre quatro e cinco de agosto e, por fim, a entre 27 e 29 de outubro. Todas elas serão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

A I Copa Brasil abre o calendário nacional da modalidade nesta temporada. Ao todo, estão inscritos 44 atletas para o evento. O destaque fica por conta de Jovane Guissone, medalhista de ouro na espada B nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012 e principal nome do esporte no Brasil. A programação da esgrima em cadeira de rodas no país ainda conta com mais dois eventos até o fim de 2017. De 13 a 16 de julho, será disputada a II Copa Brasil, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O Campeonato Brasileiro, por sua vez, fechará o ciclo de competições nacionais, em Porto Alegre, entre os dias 23 e 26 de novembro.





E MAIS: