Maicon já treina no Botafogo e deve ser reforço para o Brasileiro

O lateral-direito Maicon, de 36 anos, deve ser o primeiro reforço do Botafogo para o Campeonato Brasileiro. O jogador foi a principal novidade no treino do Glorioso realizado na manhã desta quinta-feira no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). A informação oficial é que o clube emprestou as suas instalações para que o defensor possa manter a forma física, mas de fato já existe uma negociação bem adiantada para que ele seja anunciado em breve.

Maicon não joga desde agosto do ano passado, quando encerrou seu contrato com a Roma. O jogador chegou a negociar com o Glorioso em setembro do ano passado, mas sem sucesso. O atleta tem um currículo invejável, tendo vencido duas Copas Américas, em 2004 e 2007, e duas Copas das Confederações, em 2005 e 2009, pela Seleção Brasileira, que também defendeu nas Copas do Mundo de 2010 e 2014. No Brasil ele foi revelado pelo Cruzeiro, tendo se destacado na Europa pelo Monaco e pela Internazionale. Passou sem mais sucesso pelo Manchester City e depois foi defender a Roma.

A presença do lateral no treinou foi comemorada pelos jogadores alvinegros. “O Maicon é um cara que a gente acompanhou, carreira vitoriosa, excelente profissional. Está vindo manter a forma física, o Botafogo acolheu da melhor maneira, sempre bom estar em um ambiente de jogadores vitoriosos. Com ele não é diferente, todos torcemos por ele na Seleção, cara exemplo, para nós vai somar bastante”, disse o zagueiro Emerson Silva.

Curiosamente Maicon apareceu no treino em um momento em que a lateral direita é um problema. O setor tem sido um drama para o Alvinegro. Titular absoluto durante a temporada passada, Luis Ricardo sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo no segundo semestre do ano passado e só deverá voltar a jogar no fim do mês. Com isso, sequer foi inscrito na Copa Libertadores. Contratado com status de titular, após um bom Campeonato Brasileiro pelo América-MG, Jonas teve um mau começo, caiu em desgraça com a torcida e para piorar rompeu os ligamentos do joelho direito. Só deve ser liberado para jogar no fim do ano. Jair Ventura então se reinventou e decidiu improvisar. Sua primeira opção seria o zagueiro Emerson Santos, que já jogou na posição na temporada passada e nas categorias de base. O jogador, porém, vem enfrentando problemas para renovar o contrato e por determinação dos dirigentes não vem sendo relacionado. Outro zagueiro que conhece a posição, Marcelo, entrou em testes de fogo, na Copa Libertadores, mas se saiu bem e ficou no setor até sofrer lesão muscular na coxa direita. Quem vinha atuando então era Marcinho, revelado nas categorias de base do clube e que teve um rompimento do ligamento cruzado do joelho direito na vitória por 3 a 2 sobre o Resende, pelo Carioca. O volante Fernandes, inclusive, deverá ser o próximo a jogar de maneira improvisada no setor.

Dentro de campo o elenco participou de um treino tático nesta quinta-feira, mas apenas nesta sexta que o técnico Jair Ventura vai, no treino da manhã, definir o time que vai duelar com o Fluminense no domingo, às 16h(de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pelas semifinais da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Priorizando a Libertadores, o Glorioso deverá optar por uma formação reserva. Isso porque o time joga na próxima quinta-feira, na Colômbia, contra o Atlético Nacional, atual campeão do torneio continental. Em seguida a delegação embarca diretamente para o Equador, onde medirá forças com o Barcelona.