Maguire chega à Copa do Mundo entre memes na Inglaterra e a confiança do treinador


Titular da equipe com maior torcida do futebol na Inglaterra, o zagueiro Harry Maguire chega à sua segunda Copa do Mundo como atleta profissional, marcado pelas fortes críticas que vem sofrendo da maioria da população no seu país.

+ Vinícius Jr no Top 3: saiba os 30 jogadores mais valiosos da Copa do Mundo

O defensor de 29 anos é o atleta de zaga mais caro do mundo. No segundo semestre de 2019, ele custou 87 milhões de libras (cerca de R$ 370 milhões) ao Manchester United. A expectativa em cima do jogador era de atuações seguras, como as que Maguire teve no Leicester e o credenciaram ao contrário milionário, mas em sua terceira temporada nos Diabos Vermelhos, Harry tem ido de mal a pior.

Maguire chega à Copa do Mundo do Qatar como um meme entre os ingleses. O atleta é o símbolo do grande investimento que não deu certo e isso atinge, em especial, o time com maior popularidade na Inglaterra. Por outro lado, o técnico do English Team, Gareth Southgate, é uma das poucas pessoas que ainda possui grande confiança no futebol de Maguire. O comandante do esquadrão inglês destacou a a importância da liderança como fator fundamental em sua convocação para a Copa

- Escolhemos os nossos defesas mais experientes e pensamos que, neste momento, os mais jovens têm boas qualidades, mas não pensamos que tenham feito o suficiente para expulsar os mais experientes. Achamos que o torneio em que estamos entrando e o nível das partidas precisam ser a hierarquia - disse após a divulgação da lista inglesa.

Southgate e Maguire - Inglaterra x Panamá
Southgate e Maguire - Inglaterra x Panamá

Mesmo em má fase, Maguire é homem de confiança de Garath Southgate (Foto: Johannes Eisele / AFP)

- Eu sei que todo mundo diz que ele é importante para mim. Ele é importante para nós. Somos nós, não eu - disse Southgate logo após uma atuação desastrosa de Maguire com a camisa da Inglaterra, contra a Alemanha, pela Liga das Nações, no último dia 26 de setembro.

No duelo em questão, o zagueiro cometeu um pênalti na revelação alemã Jamal Musiala, que resultou no primeiro gol dos germânicos, marcado por Gundogan. Antes, ele havia entregado a bola na saída, na origem do lance. Na ocasião, a Inglaterra saiu perdendo por 2 a 0, buscou a virada, mas sofreu a igualdade nos minutos finais e a partida terminou empatada em 3 a 3.

- (Maguire) É um dos jogadores que nos dá mais hipóteses de ganhar. Então, todos nós deveríamos estar querendo um Harry Maguire que joga regularmente e joga com confiança. Isso se aplica, é claro, a alguns jogadores, mas é nele que tudo cai, o que deve ser realmente um espaço difícil para ele. Mas ele está mostrando um caráter tremendo - acrescentou Gareth também após o empate contra a Alemanha.

Maguire - Inglaterra x Alemanha
Maguire - Inglaterra x Alemanha

Pênalti que Maguire cometeu em Musiala (Foto: Reprodução/SporTV)

Diversos fatores podem justificar a desconfiança acerca de Harry Maguire, que vão além do investimento que não se fez valer - ainda que o contrato do atleta com o United vá até junho de 2025. Ele tem se mostrado bastante perdido em campo, além de desajeitado, a ponto de já ter acertado dois companheiros de clube importantes, Cristiano Ronaldo e Pogba, em momentos durante os jogos.

Outro fator que prejudicou muito Maguire é a constância de lesões; Desde que chegou ao Manchester United, o atleta ficou afastado por problemas físicos em 20 oportunidades. Foram cinco oportunidades diferentes que Harry desfalcou os ‘Diabos Vermelhos’. Na mais recente, entre setembro e outubro deste ano, ele foi desfalque durante exatamente um mês.

Nenhuma lesão sofrida pelo defensor durante as duas temporadas e meia que vestiu a camisa da equipe de Manchester foi considerada grave, mas algumas tiveram tempo de recuperação superior a 20 dias.