Magé investe em academias especiais para a terceira idade

Vida e Tal
·2 minuto de leitura


As medidas restritivas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus foram consideradas, pelo mundo científico e acadêmico, uma das mais importantes armas contra a pandemia. Apesar de ser fundamental nessa luta mundial, o isolamento social a longo prazo tem efeitos colaterais na saúde, como o sedentarismo, que precisam ser combatidos também. Idosos e portadores de doenças crônicas tendem a ser os mais afetados, de acordo estudo feito por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

A preocupação com a saúde na retomada gradativa das atividades fez o município de Magé, na Baixada Fluminense, desenvolver um planejamento para o período pós-pandemia. A prefeitura da cidade de 250 mil habitantes vem implantando e reformando uma série de academias populares voltadas para a terceira idade. Aliado a isso, aulas nos sete ginásios poliesportivos.

A prática de exercícios físicos na terceira idade traz benefícios, como a prevenção de inflamações e até a melhora dos sintomas de depressão e ansiedade, comuns nesta fase da vida. Além disso, contribui para autonomia do idoso e uma melhor qualidade de vida. Em tempos de pandemia e na volta da vida à rotina do “novo normal” fazer atividades físicas mais do que nunca se torna um quesito fundamental para uma vida saudável física e mental. Ter locais apropriados para a terceira idade fazer exercícios é de suma importância para incentivar a prática que leva a uma vida plena e saudável.

- A prática de exercícios é fundamental para a população que está na melhor idade. Cuidar da saúde é essencial para ter mais disposição e qualidade de vida, e a implantação das academias da terceira idade em diversos pontos do município é de grande ajuda. As academias começaram a ser instaladas: os locais contemplados na primeira fase são: Flexeiras, Vila Nova, Piedade e Morro do Bonfim, no primeiro distrito. No segundo distrito, na Praça da Vila Operária. No quarto, a Praça da Estação. O quinto distrito vai receber l os equipamentos na praia do Limão e na praia do Anil. E no sexto distrito, na Praça da Marta Vidal - conta o prefeito Rafael Tubarão.