Maestro na Copa, Bruno Fernandes lidera participações em gols de Portugal

Bruno celebrando um de seus gols contra o Uruguai (Foto Kirill Kudryavtsev / AFP)


Embora tenha descartado o protagonismo na seleção portuguesa, Bruno Fernandes é ‘o cara’ de Portugal mesmo antes da Copa do Mundo. Dos últimos 20 gols marcados pelo time de Fernando Santos, seja em jogos no Qatar, amistosos, Nations League ou eliminatórias, ele participou ativamente de oito, representando 40% dos gols.

+ Bruno Fernandes brilha na vitória que classifica Portugal às oitavas; veja notas

No mesmo período, Cristiano Ronaldo, considerado por muitos como a principal estrela de Portugal, soma três gols e duas assistências.

São cinco gols e três assistências na conta do camisa 8 na Copa, que vem sendo um dos nomes desse Mundial no Qatar. Ao lado de Mbappé, Bruno é quem mais participou em gols no torneio, com dois gols e duas assistências.

+ Veja tabela e simule os jogos da Copa do Mundo no Qatar

O meia precisa de 45 minutos para participar de um gol, e segundo o SofaScore, tem três passes decisivos e 13 bolas recuperadas. No sistema de Fernando Santos, ele atua na linha de ataque, pela direita, mas tem ampla liberdade para se movimentar em campo.

Após o jogo, o técnico português evitou individualizar a performance de Bruno Fernandes e elogiou o jogo coletivo da equipe.

- Fruto do trabalho de toda a equipe. Se a equipe não jogar bem, não há individualidades. Toda a equipe jogou bem, depois há os que fazem gols - disse na coletiva.

Com a classificação já carimbada, existe a possibilidade de Bruno Fernandes ser preservado na sexta-feira (2), contra a Coreia do Sul, já que o meia é um dos pendurados da equipe e os cartões só "zeram" após as quartas de final.