Macho Detox: Deus é homem ou mulher? Religiões são machistas?

Fernando Rocha
·2 minuto de leitura
Deus é homem ou mulher? (Arte: Yahoo Brasil)
Deus é homem ou mulher? (Arte: Yahoo Brasil)

Deus é homem?

A primeira bispa da igreja Anglicana na América do Sul, a reverenda Marinez Rosa Bassotto acredita que Deus é quem cria, é quem dá a luz. E essas são características mais femininas do que masculinas.

Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Google News

A bispa participa desse episódio do Macho Detox sobre religião e machismo fazendo um retrospecto de muitos séculos de história. Ela acredita que Deus também é mulher.

Mas o problema é que não foram as mulheres que escreveram as histórias, elas nem mesmo podiam ter acesso à escrita. Elas não eram nem alfabetizadas. As mulheres são maioria nas principais religiões brasileiras.

Veja também

"Macho Detox": Fernando Rocha discute masculinidade tóxica em podcast no Yahoo!

Macho Detox: existe um limite seguro de consumo pornográfico?

Macho Detox: Luiza Brunet e Fernando Rocha discutem violência contra mulher

Entre os católicos existe um milhão de mulheres a mais que os homens. Entre os evangélicos são cinco milhões de mulheres a mais. Mas as normas, as regras e as doutrinas são quase que invariavelmente definidas por critérios masculinos. As religiões foram pensadas para os homens?

Faz sentido em pleno século 21 uma distância tão grande de gêneros? Até quando e até onde vale a pena lutar pela distribuição equilibrada desses espaços, e quanto tempo ainda demora pra que eles de fato existam.

A bispa não foge de nenhum assunto, fala sobre o pecado original, da suposta culpa de Eva por apresentar o fruto proibido a Adão e da versão que a igreja Anglicana tem sobre a virgindade da mãe de Jesus.

Quanto ainda existe de medieval no tratamento as mulheres quando o assunto é religião. Se a gente chamasse Deus de Deusa, nossa história seria diferente?

É muito difícil responder, mas a bispa acredita que muito já se caminhou nessa estrada e que o caminho não tem volta. Ela própria é um exemplo. Aperte o play e tire suas próprias conclusões .

Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Siga o Yahoo Vida e Estilo no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube