Médico que operou Zanardi diz que piloto pode ter “melhora lenta” ou piora “repentina”

Giacomo Rauli
motorsport.com

O estado de saúde de Alex Zanardi é grave. Após o acidente na tarde de sexta-feira, durante uma competição em que o italiano participava com sua bicicleta de mão, o ex-piloto de F1 foi levado para o hospital Santa Maria delle Scotte, em Siena.

Ele foi submetido a uma neurocirurgia realizada pelo Dr. Giuseppe Olivieri. O próprio Olivieri falou à imprensa sobre a operação e sobre as condições do campeão.

Leia também:

Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Estado de Zanardi continua "grave", mas "estável" após cirurgiaPromotoria de Siena abre investigação sobre acidente de ZanardiAlex Zanardi sofre grave acidente de bicicleta em estrada e é levado a hospital de helicóptero

"A intervenção foi como deveria ter sido, para uma situação inicial que era muito séria", disse Olivieri.

"Não sei qual será o prognóstico. O quadro neurológico no momento não está avaliado, é algo que veremos com o tempo, quando ele acordar, se acordar."

A situação de Zanardi, no entanto, continua muito séria, como explicado no primeiro boletim médico publicado esta manhã.

"Isso significa que você está em uma situação em que pode até morrer. E nesses casos, as melhorias ocorrem lentamente, enquanto o agravamento pode ser repentino."

O que acontecerá nos próximos dias é imprevisível, segundo o médico: "Pode ser estabilizar em uma semana, dez dias. E então, se tudo correr bem, ele poderá acordar lentamente e ser avaliado."

"Ele tem um cateter para medir a pressão intracraniana que nos mantém informados sobre as condições do cérebro. Se necessário, será realizada uma tomografia computadorizada, mas apenas se a pressão variar", concluiu Olivieri.

Tony Kanaan se emociona ao lembrar como Piquet e Senna mudaram os rumos da sua vida

PODCAST: Entrevista com Christian Fittipaldi: o início de carreira até os dias na F1

Your browser does not support the audio element.

Leia também