Mário Marra: 'A Libertadores corre o risco de perder seu encantamento'

·2 minuto de leitura


A possibilidade de que o Campeonato Brasileiro entregue, ao todo, nove vagas para clubes nacionais para a Libertadores virou debate no programa da ESPN Brasil "SportsCenter", neste sábado. Com Palmeiras x Flamengo na final da Copa e Bragantino x Athletico na decisão da Sul-Americana, o Brasil configura para um domínio do futebol regional no continente. É isso que observa o jornalista Mário Marra.

+ Veja a tabela de classificação do Brasileirão Série A

- A Libertadores se torna acessível para um clube que está disputando pela primeira vez a Série A do Brasileirão. Com toda a honra possível, porque o Cuiabá tem conseguido jogar. O Cuiabá, com a informação de que os nove primeiros podem ir à Libertadores, ele diz: "Opa, eu tenho chance de ir nisso aí". Para o torcedor do Cuiabá, é uma coisa maravilhosa. Agora, olha à longo prazo. Olha para daqui a dez anos... A própria Libertadores corre o risco de perder seu encantamento. "Lá vai de novo Flamengo e Palmeiras. Olha lá o Grêmio e São Paulo de novo" - comentou ele.

O debate existe depois que a Conmebol aumentou de quatro para cinco vagas para a Libertadores - além do campeão da Copa do Brasil, que garante presença na competição do ano seguinte. Contudo, como tanto o campeão da Libertadores como o campeão da Sul-Americana ganham outra vaga, as equipes brasileiras podem chegar com nove representantes em 2022.

Isso porque Atlético-MG, Flamengo, Fortaleza e Athletico Paranense disputam a final da Copa do Brasil. Além destes, Palmeiras e Bragantino também estão no topo da tabela de classificação do Brasileirão. Ou seja, mais clubes terão a oportunidade de irem à Libertadores em 2022 caso seis clubes já garantam vaga pelo Brasileirão.

Mário Marra defende que a "soberania nacional" será um problema. Vale lembrar que desde 2019, ao menos um clube brasileiro está na final da Libertadores. Há três anos, o Flamengo venceu o River Plate. Já em 2020, Palmeiras e Santos disputaram, com vitória alviverde.

Nosso objetivo é criar um lugar seguro e atraente onde usuários possam se conectar uns com os outros baseados em interesses e paixões. Para melhorar a experiência de participantes da comunidade, estamos suspendendo temporariamente os comentários de artigos