Mário Bittencourt obtém avanços no Fluminense, mas clube segue com problemas dentro e fora de campo


A eleição para a presidência do Fluminense está cada vez mais próxima. O pleito será neste sábado, com Mário Bittencourt, atual ocupante do cargo, buscando a reeleição. Diante disso, o LANCE! listou as promessas da última campanha do mandatário e analisou se o candidato cumpriu, cumpriu em parte, se a proposta ainda está em andamento ou se não foi cumprida.

Veja abaixo a relação:

O QUE MÁRIO CUMPRIU

- FINANÇAS

O Fluminense tem diminuído a dívida e, recentemente, obteve as Certidões Negativas de Débito (CNDs). Além disso, o clube faz balancete e criou um portal da transparência.

- PATROCÍNIO E CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Um patrocínio master era mais uma das grandes promessas. E foi cumprida. A empresa "Betano" está estampada no local de maior destaque na camisa tricolor. O contrato foi renovado este ano e ampliado até 2025.

Vale destacar ainda que o Fluminense conversa com o banco "BTG Pactual" para a elaboração de projeto de investimento qualificado.

- GOVERNANÇA E GESTÃO PROFISSIONAL FOCADA EM RESULTADOS

O tema é amplo. No entanto, se for considerado o resultado dentro de campo, o Fluminense fez boas temporadas na gestão de Mário Bittencourt, sendo esta última a de maior destaque, apesar de não ter alcançado títulos de maior expressão (nos últimos três anos, o Tricolor conquistou o Carioca 2022).

Além disso, também foi criada a vice-presidência de governança e compliance.

- AUDITORIA PERMANENTE (CUMPRIU)

O Tricolor lança um demonstrativo financeiro a cada final de ano e um balancete trimestral. Em alguns momentos as divulgações foram atrasadas.

- MARACANÃ (CUMPRIU)

Mário Bittencourt cumpriu tudo o que foi prometido em relação ao Maracanã. Vale destacar que, agora, vai tentar dividir com o Flamengo de igual para igual, ao invés do Fluminense ser só interveniente. Além disso, o aumento das receitas de venda cresceu com os novos planos de sócio.

- SÓCIO FUTEBOL (CUMPRIU)

Foi uma das propostas que mais deu certo. O Fluminense reformulou o programa e conseguiu, praticamente, dobrar o número de sócios.

- DEFESA INSTITUCIONAL (CUMPRIU)

Com Mário, o Fluminense começou a se posicionar mais dentro das entidades como a Ferj, CBF, Conmebol e Fifa.

O QUE MÁRIO NÃO CUMPRIU

- INDEPENDÊNCIA OPERACIONAL

Não aconteceu de forma alguma. Os esportes olímpicos dão prejuízo, assim como o futebol feminino, mesmo que em diferentes proporções. Todos esses gastos saem do caixa geral. Ou seja, não tem separação da renda do futebol.

- ESTÁDIO PRÓPRIO

O estádio das Laranjeiras será reformado para o uso de partidas de pequeno porte. Contudo, jogos que demandam a presença em peso do torcedor não serão disputados na sede do clube.

- ESPORTES OLÍMPICOS


Os esportes olímpicos seguem não sendo autossustentáveis e dão prejuízo. Sequer existe o Guerreirinho Olímpico, projeto similar ao que é feito no futebol, muito menos as olimpíadas internas.

Propostas de campanha do Mário Bittencourt para o triênio 2020-2022 x Propostas de campanha do Mário Bittencourt para o triênio 2023-2025
Propostas de campanha do Mário Bittencourt para o triênio 2020-2022 x Propostas de campanha do Mário Bittencourt para o triênio 2023-2025

Comparativo das propostas de Mário Bittencourt (Divulgação - Matheus Guimarães/LANCE!)

O QUE MÁRIO FEZ EM PARTE

- XERÉM

De fato existe a vice-presidência de futebol da base. Mas não há parceria com clubes do Brasil, nem mesmo do exterior.

- FUTEBOL PROFISSIONAL

Mário Bittencourt recuperou a hegemonia carioca nesta temporada. Nas outras duas finais, o Fluminense foi derrotado pelo Flamengo. Além disso, o Tricolor voltou a disputar competições internacionais. Por outro lado, as obras no CT não foram concluídas.

- MARKETING E COMUNICAÇÃO

A única proposta não cumprida foi o lançamento da "Casa Fluminense". O tema foi um dos pontos fortes da gestão.

O QUE ESTÁ EM ANDAMENTO COM MÁRIO

- SEDE SOCIAL/LARANJEIRAS


De fato o projeto existe e, ao que tudo indica, está em vias de começar. Inclusive, a reforma de Laranjeiras será patrocinada pela operadora de telefonia "Tim".

BALANÇO DAS PROMESSAS DURANTE O TRIÊNIO:

Total de promessas: 14
Cumpriu: 7
Em parte: 3
Em andamento: 1
Não cumpriu: 3