Luxa diz que Felipe Melo não atuará de volante; veja números do zagueiro

William Correia
LANCE!


Felipe Melo virou zagueiro e capitão do Palmeiras por sugestão de Vanderlei Luxemburgo, e o técnico o elogia tanto que considera que, se a mudança de posição ocorresse antes, o jogador de 36 anos de idade brigaria por vaga na Seleção Brasileira. Por isso, o camisa 30 não é mais cogitado para ser titular como volante, somente em casos pontuais durante uma partida.

- O Felipe Melo não volta a ser volante. Será usado como volante só quando estivermos em vantagem no jogo e eu tiver que fechar um pouco mais. Aí, o coloco como primeiro volante e dou uma fechada na equipe, como já fiz. Só assim para adiantá-lo como volante. É uma alternativa. Mas ele, como zagueiro, está tranquilo, excelente - disse o treinador à TV Bandeirantes.


Na primeira temporada como zagueiro, Felipe Melo é líder em quatro estatísticas na comparação com colegas da posição do elenco no Campeonato Paulista, segundo o Footstats. Somente um deles é negativo: cinco perdas de posse de bola nas oito partidas que realizou no Estadual.

Em compensação, o capitão é quem mais bloqueou finalizações ao gol do Verdão entre quem atua na zaga: sete. Sofreu ainda 15 faltas em oito jogos, mais do que qualquer colega, e cometeu sete, sendo o segundo no quesito.

Outro dado positivo é uma especialidade de Felipe Melo. O zagueiro deu 44 lançamentos, com uma média de 5,5 por partida no Paulista. Foram 26 passes longos certos e 18 errados, com um índice de correção de 59,1%. Na média, o ex-volante acerta 3,3 lançamentos por partida e erra 2,3.

- O Felipe Melo está jogando muito como zagueiro. Já deveriam ter feito isso com ele há muito tempo. Talvez até tivesse pleiteado alguma coisa maior na Seleção, porque é um grande jogador e está jogando fantasticamente bem como zagueiro - enalteceu Vanderlei Luxemburgo.

Por enquanto, os treinamentos no Palmeiras são realizados por cada um dos jogadores em suas casas, simultaneamente. Todas as competições que o clube participa estão paralisadas desde 16 de março e não há previsão de retorno. O clube decidiu que retomará trabalhos na Academia de Futebol apenas com aval de todas as autoridades de saúde, e a volta deve ocorrer ainda com restrições.









Role para baixo para continuar lendo
Anúncio

Leia também